foto: Emannuel Valent
O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) realizou, na manhã dessa quinta-feira (7/3), em Congonhas, uma importante reunião de continuidade ao planejamento estratégico do simulado de emergência de barragens integrado. O encontro contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Cláudio Antônio de Souza, secretários municipais, Polícia Militar (PMMG), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Defesa Civil Municipal, Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC) e empreendedores da região, como a CSN Mineração, Gerdau e Vale.
O encontro teve como objetivo avançar nas discussões do exercício simulado que acontecerá no dia 7 de abril, às 10h, em Congonhas. Foram debatidos os aprendizados do primeiro simulado realizado em 2023 e apontadas melhorias. Tempo de resposta, treinamentos, reuniões preparatórias e placas de sinalizações estavam entre os principais temas levantados.
Os órgãos de segurança e proteção reforçaram a importância da participação de todos no planejamento e execução, pois sendo um simulado integrado, todas as entidades envolvidas têm contribuições a prestar em prol de um evento tranquilo e com resultados eficazes. “É importante um encontro como esse. Com as discussões podemos pensar no que vamos fazer e também levantar dúvidas para melhorias. É um aprendizado constante”, destacou o prefeito de Congonhas.
Simulado 2024:
O exercício deste ano irá avaliar a eficácia das rotas de fuga, dos pontos de encontro e das sirenes e medir a participação da população sem dificuldade de locomoção dentro da zona de auto salvamento (ZAS), além do tempo de resposta do município e empreendedores.
Na próxima semana, será iniciada uma grande campanha de mobilização para o simulado 2024.
Assessoria de Imprensa do PMSB
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 08/03/2024 - 16:20