Foto: Freepik
Na Semana Santa, a tradição religiosa de abster-se da carne vermelha impulsiona o consumo de peixe. Mas, o que muitos não sabem é que essa escolha vai além da fé, proporcionando um verdadeiro banquete de benefícios para a saúde.
De acordo com a nutriciinista, Graziele Mendes, os peixes são campeões em proteínas de alto valor biológico, vitaminas (A, D, E e do complexo B), minerais (ferro, zinco, iodo, selênio e cálcio) e ácidos graxos ômega 3.
Nutricionista Graziele Mendes
"Essa combinação poderosa contribui para prevenção de doenças cardiovasculares, pois o ômega 3 atua como um anti-inflamatório natural, combatendo a aterosclerose e protegendo o coração. Age no fortalecimento dos ossos e dentes e contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, aprimorando a memória e a concentração", explica a nutriconista.
Variedade para todos os gostos
Seja você fã de peixes gordurosos (atum, salmão, sardinha) ou magros (bacalhau, linguado, pescada), a boa notícia é que todos oferecem benefícios à saúde.
Sushi: sabor e nutrição em equilíbrio
O sushi, uma opção popular na Semana Santa, também pode ser nutritivo, desde que consumido com cuidado. A escolha de locais confiáveis que sigam boas práticas de higiene e armazenamento é fundamental para evitar contaminações.
Legumes e verduras: um toque especial
Para completar o banquete de saúde, adicione legumes e verduras ao seu prato de peixe. Brócolis, couve-flor, abóbora, alface, tomate e cebola são ótimas opções para aumentar o valor nutricional da sua refeição.
Dicas para aproveitar os nutrientes
Graziele das Graças T. Mendes
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
Contato: [email protected]
(31) 99880-2324
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/03/2024 - 15:30