foto: prefeitura de Congonhas
O município de Congonhas tem dado um passo significativo em direção à conectividade para todos os seus cidadãos. Com investimentos substanciais, o Governo Municipal expandiu consideravelmente a oferta de internet gratuita de alta velocidade em prédios e espaços públicos. Atualmente, a cidade conta com 80 pontos de acesso livre à internet, em contraste com os pouco mais de 20 pontos disponíveis no passado.
Os benefícios dessa iniciativa se estendem até os bairros e distritos mais afastados do centro, como Jardim Profeta, Joaquim Murtinho, Lobo Leite, Alto Maranhão, Pequeri, Santa Quitéria, Pires e Esmeril. Agora, essas áreas também desfrutam de acesso livre à internet, proporcionando oportunidades de conectividade que antes eram limitadas.
Entre os locais contemplados com Wi-Fi gratuito estão todas as Unidades Básicas de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o setor de fisioterapia, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Pires e Alvorada, além de outras instituições públicas. Essa infraestrutura se estende também ao ambiente educacional, com a reorganização da estrutura interna de rede e cabeamento em todas as escolas municipais e setores públicos, por meio da implantação de redes de fibra ótica. Essa modernização não apenas garante mais qualidade e velocidade de conexão, mas também promove uma base sólida para futuros avanços tecnológicos.
O investimento não se limita apenas à infraestrutura, mas também à modernização dos dispositivos tecnológicos. Nos últimos três anos, mais de 520 novos computadores e notebooks foram adquiridos para as escolas municipais e postos de saúde, visando melhorar os sistemas e a experiência dos usuários.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, ressaltou a importância do acesso gratuito à internet como um facilitador para a comunidade: "O acesso gratuito à internet permite às pessoas se conectarem com diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, além de estimular o acesso à pesquisas para os estudantes e a obtenção de conhecimento para todos."
Para acessar a rede gratuita, os cidadãos podem encontrar os pontos de acesso livre à internet, denominados hotspots, e conectarem-se usando seus smartphones, notebooks, tablets ou outros dispositivos eletrônicos equipados com uma placa de rede sem fio ou Wi-Fi. Basta procurar pela rede "HOTSPOT-CONGONHAS" em seus dispositivos e seguir as instruções de login fornecidas na página de acesso.
Essa iniciativa representa um grande passo rumo à inclusão digital e ao acesso democrático à informação e ao conhecimento para todos os cidadãos de Congonhas.
Para mais informações sobre a disponibilidade da rede gratuita de internet, consulte o mapa de pontos de acesso disponível no site oficial da Prefeitura.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 01/03/2024 - 11:20