Foto: Freepik
Carnaval chegou, mas para curtir a folia com alegria e disposição é muito importante cuidar da alimentação. Os cuidados devem começar antes de sair de casa e durante a permanência na rua. Intoxicação alimentar, por exemplo, é umas das situações mais comuns neste período. Os cuidados valem para todas as pessoas, mas devem ser redobrados para os grupos com doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes, segundo a nutricionista Ingrid Lopes.
“Quem sair pela manhã, por exemplo, precisa de uma boa refeição, contendo raízes, ovos, queijos magros e café com leite. Se a saída for depois do almoço, é preciso evitar alimentos pesados e ricos em gordura, como feijoada e frituras. O alto teor de gordura, dificulta a digestão e causa sonolência. Para ficar ativo durante a folia, a refeição deve ser leve, dê preferência para um prato colorido com legumes, proteínas magras (grelhados ou cozidos), salada crua e feijão com arroz”, orienta a nutricionista.
O esforço no Carnaval é muito intenso, aumentando muito o gasto calórico. Mesmo com uma boa refeição, antes de sair de casa, é importante levar um reforço para quando a fome bater. As melhores sugestões, do ponto de vista nutricional, são: amendoim, castanhas, frutas secas e barra de cereais. “É preciso também ter muito cuidado com a hidratação. Água mineral, água de coco, suco de frutas, ou de polpas e os isotônicos, são opções. Mas é preciso ficar atento aos energéticos, que são ricos em cafeína, e não combinam com bebidas alcoólicas”, explica Ingrid.
O que comer na rua?
A nutricionista orienta que é preciso observar os alimentos com atenção. O aspecto, o odor, a cor, o acondicionamento, local produzido e cuidados de quem serve. Alimentos fritos, previamente expostos ao sol, representam um risco maior de provocar intoxicação alimentar. Por isso, entre um sanduíche e um embalado, a segunda opção é mais segura; entretanto é recomendável evitar o acompanhamento de salada e outros itens preparados com antecedência. Quanto aos salgados, a preferência deve ser pelos fritos na hora, o assado corre mais risco de contaminação devido à exposição. "Para garantir tranquilidade na festa, mesmo quem está bem de saúde, siga as orientações e cuide de sua alimentação. Não cometa excessos com bebidas e divirta-se com respeito moderação”.
Ingrid Lopes
Nutricionista comportamental
Atendimento clínico e domiciliar
Agendamento pelo whatsApp (31) 998254113
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 11/02/2024 - 09:30