Divulgação
Se você se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), fique atento. O Ministério da Educação divulgou, o resultado da chamada regular do Sisu 2024, processo que seleciona candidatos para 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes. O resultado pode ser consultado no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Os selecionados na chamada regular do processo seletivo de 2024 do Sisu tem até a quarta-feira, 7 de fevereiro, para realizar a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições de ensino para as quais foram admitidos. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.
Na UFMG, 6.329 vagas serão preenchidas em 82 cursos de graduação. De 5 a 8 de fevereiro, os aprovados deverão realizar, obrigatoriamente, no site do Sisu UFMG, o registro acadêmico on-line e upload dos documentos para garantia da vaga. Na mesma página, a UFMG disponibiliza todas as informações sobre o registro, incluindo a documentação exigida no edital do processo seletivo.
Lista de espera
Os candidatos já podem manifestar interesse em participar da lista de espera dos cursos ofertados, na página do SISU https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Diferentemente dos anos anteriores, a lista de espera, em 2024, poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O prazo de manifestação termina no dia 7 de fevereiro.
De 19 a 23 de fevereiro, a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social (CPAA) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vão conduzir, respectivamente, as bancas de heteroidentificação e de verificação e validação para os candidatos autodeclarados pessoas com deficiência, para a entrada de calouros no primeiro semestre. Os candidatos deverão participar presencialmente dessa etapa.
O envio da relação dos registros confirmados e indeferidos ocorrerá até as 17h do dia 26 de fevereiro. No caso dos estudantes que vão ingressar no segundo semestre, as bancas e a divulgação dos registros deferidos ocorrerão de 10 a 18 de junho.
Cronograma atualizado do Sisu 2024
Lei de Cotas
O Sisu 2024 segue as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos no Sisu foram classificados, conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, foi aplicada a reserva de vagas ofertada pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
A atualização da Lei de Cotas trouxe como novidade a inclusão de quilombolas em uma subcota, juntando-se a indígenas e negros (cota racial), pessoas com deficiência e de baixa renda. Esses grupos estão inseridos na reserva de vagas (cota geral) para pessoas que estudaram integralmente em escola pública (50% das vagas). No caso dos quilombolas, eles preparam uma autodeclaração e apresentam um formulário de pertencimento, certificado por três lideranças quilombolas, em processo semelhante ao da subcota indígena.
Crescimento
De 2017 a 2022, a taxa de participação no Sisu, segundo o Ministério da Educação, variou de 53,6% a 56,7% dos candidatos aptos para as duas edições anuais do programa. Em 2023, esse percentual foi de 56%. Já em 2024, quando o programa passou a ter etapa única de inscrição, com oferta de vagas para todo o ano, o percentual subiu para 57,6%.
A edição 2024 do Sisu teve 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa. Na edição passada, o processo seletivo registrou 2.062.815 inscrições.
Com informações do Ministério da Educação e da UFMG.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 06/02/2024 - 19:20