Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Vale do Piranga: conheça o Santuário Ecológico de Minas Gerais



Fotos: Adriana Batista, José Geraldo Dutra, ,Delis Bandeira, Patrício Carneiro e Gilberto Luciano,


Cachoeira da Praia Grande, no entorno de Pinheiros Altos, distrito
a 18Km de Piranga

As terras mágicas onde nasce (e por onde escorre) o Rio Doce, damos o nome de Alto Vale do Piranga. Sim, o nosso sagrado Rio Doce, nasce na Várzea do Amargoso, divisa dos municípios de Ressaquinha com Senhora dos Remédios, sendo  o Rio Piranga seu principal afluente. Depois de descoberto o ouro em Itaverava (o primeiro que se comunicou à coroa, em 1694), o bandeirante Antônio Rodrigues Arzão margeou o Rio Guarapiranga e descobriu o abundante ouro nas Catas Altas, nas Pirangas. Foi a partir de Itaverava que Antônio Dias, mais ao norte descobriu o Ouro Preto, isso em 1698.

Cachoeira da Terça - Senhora dos Remédios

 

Ficamos esquecidos aqui em nosso Vale do Piranga, porque a indústria  não subiu nossos morros nem os tratores do agro-industrial. Mas tivemos, nosso povo e costumes, nossa terrinha e nossos santuários ecológicos presevervados, com nossas Villas e nossas Fazendas. É nesses santuários de vida preservada que temos nossas singelas cachoeiras e corredeiras. Tire um tempo da cidade, uns dias porque elas são muitas. Toma de Minas a estrada.

Cachoeira do Caatinga - Santana dos Montes

Pegue a rodovia AMG - 420, que liga Ressaquinha ao município Senhora dos Remédios. Entre na comunidade da Terça. O complexo da Cachoeira da Terça é Patrimônio Cultural Natural de Remédios. De tirar o fôlego.  Todo estresse vai junto nesse santuário. Volte alguns quilômetros e fazendo um roteiro por lindos lugares via estrada de terra, vá à Pedra Menina: a mais bela montanha das Minas, também está na Várzea do Amargoso, próximo á belíssima fazenda Pousada Senhora dos Remédios. Desça o Palmital e atravesse a Capela Nova. Vá em direção a cidade de Rio Espera pelo Palmeiras e procure pela Cachoeira de Zé Custódio, que fica no caminho da comunidade de Araras, proximo Piranguita (3km). Patrimônio Cultural e ambiental, ali funcionou a antiga usina hidrelétrica de Piranguita.

Cachoeira do Encruzo (Rios Guarará com Piranga) - Região de Joselândia/Macuco de Itaverava

Volte 29 quilometros e em Santana dos Montes procure pelas quedas e corredeiras do Caatinga (km 9 da AMG-405 em direção à BR 040). Pare no calçamento da estrada e percorra a pé 200 metros (na estrada de terra para Caranaíba) e desça pela escada rústica para o poço da queda da Caatinga II. Lave o espírito com essa maravilha de tesouro natural. Retorne para Santana dos Montes: vamos para Itaverava.

Pegue a estrada antiga dos tropeiros reais (via Fazenda da Rocinha) e a 3 kms de Itaverava, pare no santuário ecológico da Água Limpa. Corredeiras, quedas e moinho centenário são parte do Patrimônio Cultural Natural. Tombamento e proteção da cidade de Itaverava. Ou vá para Itaverava, via região de Joselândia (Santana) dando no Macuco: margeie o Rio Piranga e irá ter no encontro dos Rios Guarará e Piranga, belo santuário:corredeiras em lages de pedra gigantescas vistas de um gracioso gramado. Não vais querer sair dalí!!

Parque Nartural da Agua Limpa - Itaverava (acesso pela estrada Itaverava/Santana, via Fazenda da Rocinha

Tome da BR-482 e rume para a cidade de Piranga. Nesse “País das Terras do Guarapiranga” suba ao norte em direção ao município de Mariana. Pare na antiga Pinheiros Altos (esse arraial seria no final dos 1690 de fato a primeira capital das Minas Gerais). No entorno da Reserva Natural da Mata do Brucutu, alcance os santuários das Cachoeiras do Sol, da Ponte da Pedra ou dos Namorados (nessa, o poço tem formato de um coração). No entorno de Pinheiros Altos, vá também à Cachoeira da Onça,  entrando nas Matas da Serra do Poderoso. Segundo o ambientalista Patrício Carneiro (Piranga Guará Drone - com rico catálogo de imagens e registros do nosso Vale do Piranga),a cidade de Piranga tem catalogada mais de 70 cachoeiras com algumas ótimas para visitação e banho.

Cachoeira do Zé Custódio em Araras - acesso por Piranguita + 3 km

Somos as Minas, do ouro, das montanhas mágicas, dos santuários sagrados de nossas águas e da vida selvagem. Onde Deus fez casa de campo. Aqui o barulho é dos pássaros e da água que levava riqueza para as Villas, no “Lado Doce da Estrada Real”. Aqui temos paraísos que valem ouro!

Por José Geraldo

Agente cultural em Santana dos Montes e pesquisador das histórias e encantos do Alto Vale do Piranga.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 28/01/2024 - 13:09


Comente esta Notícia