Foto: arquivo jornal CORREIO
Durante o período de 8 a 12 de janeiro de 2024, a cidade de Ouro Branco passou por um levantamento rápido nos imóveis, realizado pelos agentes de endemias, visando detectar a presença da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Os resultados alarmantes revelaram um índice elevado de larvas em locais propícios, como caixas de água, pneus, vasos de plantas, bebedouros de animais, calhas, tambores e sucatas.
Paralelamente, foi confirmado o aumento dos casos de Dengue na população, exigindo uma ação conjunta para enfrentar essa situação preocupante.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo à comunidade para unir esforços no combate ao Aedes aegypti. Solicita-se que os moradores realizem uma inspeção em suas residências, dedicando pelo menos 10 minutos do dia para eliminar possíveis depósitos de água onde as larvas possam proliferar. Além disso, a população é incentivada a receber os agentes de endemias em suas casas, permitindo a realização de vistorias, eliminação de recipientes e tratamento em depósitos, se necessário.
É crucial ficar atento aos sintomas da doença e buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro durante a semana e, nos finais de semana, na emergência do Hospital Raymundo Campos.
A colaboração de todos é fundamental para vencer essa batalha contra a Dengue. Em caso de dúvidas ou para reportar focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde pelo telefone 3938 1162.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 19/01/2024 - 18:20