foto: Correio Braziliense
Na terça-feira (16), foram divulgadas as notas oficiais do Enem 2023, e a surpresa positiva ficou por conta do desempenho na redação. Um total de 60 candidatos conquistaram a nota máxima na redação, o que representa um aumento significativo em comparação com os 18 resultados nota mil na edição anterior.
O tema da redação, "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", foi amplamente debatido entre os estudantes nas redes sociais. Segundo a professora de redação Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto, o tema era desafiador, mas interessante para quem compreendia o enunciado. Ela destaca que a frase de comando era longa e complexa, o que pode ter levado alguns alunos a se perderem no foco central do tema.
Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo lideraram o ranking com o maior número de redações nota mil, seguidos por Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Tanay Gonçalves ressalta que é necessário aguardar a divulgação dos espelhos da redação pelo Inep para uma análise mais aprofundada. Ela destaca que, apesar das mudanças na banca responsável pela prova, as exigências de correção permaneceram as mesmas.
“Agora é preciso esperar o Inep divulgar os espelhos da redação, para entender o que foi exigido, para assim conseguirmos ter uma análise mais aprofundada, já que os critérios de correção não mudaram. De qualquer forma, foi um aumento expressivo e, sem dúvida, é positivo”, finaliza a docente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 18/01/2024 - 19:20