foto: Jornal Panorama
Em 2023, Minas Gerais tornou-se líder no crescimento do turismo no Brasil, recebendo 31 milhões de turistas e conquistando o primeiro lugar na variação acumulada da atividade turística nos últimos 12 meses, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O sucesso do estado pode ser atribuído à política de descentralização adotada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e do programa "Mais Turistas". Esta iniciativa implementa uma série de ações para fortalecer o turismo em todo o estado, gerando emprego e renda.
O setor turístico contribuiu com aproximadamente R$34 bilhões para a economia do estado em 2023, criando cerca de 50 mil empregos na indústria criativa. Esse número representa 26% do total de 187.866 empregos gerados até novembro, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estabelecendo o setor como o principal criador de empregos no estado.
Muitos desses novos empregos estão localizados em áreas rurais, onde o número de atrações turísticas se expandiu significativamente, em grande parte devido aos incentivos do Governo de Minas.
Um exemplo dessa expansão é a rota turística "Cafés do Cerrado", estruturada pelo Sebrae Minas e lançada pelo Governo do Estado em novembro, durante a Festuris, em Gramado (RS).
Direcionado aos entusiastas de café, o novo roteiro sediado em Patrocínio oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a bebida com diversos grãos premiados e conhecer as tecnologias e inovações do processo produtivo. O objetivo final é atrair turistas para a região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.
O produtor rural Osmar Pereira Nunes Júnior, da Fazenda Freitas, acredita que a rota "Cafés do Cerrado" beneficiará toda a cadeia produtiva da cidade. "O turismo vai impulsionar muito a economia local, no comércio, na hotelaria, nos restaurantes. Com isso, nós produtores também aumentaremos a capacidade de recepção de clientes novos", afirma o empresário de Patrocínio, cidade com maior produção de café do Brasil, englobando 958 produtores.
A empresária Renata Villela veio para Minas atraída pelas delícias da terra, neste caso, o queijo. A carioca escolheu o Serro para aproveitar as férias com os filhos, de 11 e 8 anos. "Aqui tem tudo. A comida mineira, que é a melhor do mundo, cachoeiras maravilhosas e um povo muito acolhedor", declara Renata, que veio pela primeira vez a Minas, mas pretende voltar logo. "Estou planejando ir ao Inhotim em 2024. Tem muita coisa que quero conhecer em Minas Gerais", revela.
Já o contador Jackson Fernando de Freitas Rodrigues é um visitante frequente. Morador do Rio de Janeiro, ele já esteve em Minas mais de dez vezes, motivado principalmente pela natureza, culinária e cultura. Em sua última viagem, feita com seu namorado no início de dezembro, pôde conhecer as tradicionais Ouro Preto e Tiradentes.
"Uma das coisas que eu mais gosto em Minas são as cachoeiras, que são muitas. E os museus e casarões das cidades históricas, têm muita cultura, muita diversidade de coisas, o que nos permite conhecer como era antigamente", conta Jackson Rodrigues, que tem familiares em Carangola e Fervedouro e conhece bem a cozinha mineira. "Da culinária, eu adoro o torresmo. Também gosto bastante da couve, do angu, do tutu, as comidas bem típicas."
A rota turística "Cafés do Cerrado" foi lançada juntamente com outras duas: "Cafés do Sul de Minas", abrangendo as cidades de Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília; e "Rota das Artes", que engloba Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
Esses roteiros fazem parte do projeto Diversifica, integrante do programa Mais Turistas, elaborado em parceria com o Sebrae Minas. O objetivo é estruturar 16 novas rotas nos segmentos gastronômico, cultural, religioso, de aventura e de natureza, alcançando municípios nas diversas mesorregiões do estado.
"A economia da criatividade é responsável por mais de 755 mil empregos em toda Minas Gerais. É o setor que mais emprega, e ainda faz isso de maneira sustentável. A meta do Mais Turistas e do Minas Criativa é criar 100 mil empregos no setor até o final de 2024, e estamos no caminho certo", adianta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Além de desenvolver ações no interior diretamente, a pasta mantém políticas públicas que ajudam os municípios a fortalecer o turismo local. Uma delas é o Programa ICMS Turismo, que, até novembro, já havia repassado mais de R$ 13 milhões a 429 cidades. Capitólio foi uma das beneficiadas e pôde usar a verba na elaboração de um calendário de eventos.
"Este instrumento contempla várias atividades realizadas na cidade durante todo ano, ajudando a atrair mais turistas. Era um sonho dos empresários do trade turístico local, e que foi materializado com recursos do ICMS Turismo, da Secult", conta o secretário de Turismo e Cultura de Capitólio, Samuel Maia.
Além de ficar em primeiro lugar no crescimento da atividade turística, Minas cresceu muito acima da média nacional durante todo o ano. O recorde aconteceu em abril,
quando o estado registrou crescimento 720% acima do desempenho brasileiro.
O resultado coincidiu com as campanhas promocionais "Minas Santa" e "Semana da Inconfidência", ambas lançadas em 2023.
Reconhecendo a importância da Semana Santa para o povo mineiro e o potencial do turismo religioso, a Secult organizou um portfólio com a programação cultural e religiosa dos municípios de Minas Gerais de 2 a 9 de abril.
A distribuição do folheto foi realizada juntamente com outras ações estratégicas, como parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, garantindo a segurança nos eventos.
Entre 14 e 23 de abril do mesmo mês, Ouro Preto e Tiradentes sediaram extensa programação cultural. Exposições, oficinas, conferências, culinária mineira e shows musicais, incluindo apresentações do quarteto "4 Irmãos", composto por Lô Borges, Telo Borges, Flávio Venturini e Cláudio Venturini, animaram as cidades que desempenharam um papel significativo na Inconfidência Mineira.
Em junho, a iniciativa Minas Junina, lançada em 2023 e realizada em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), também promoveu um calendário de eventos especial para as festividades de junho espalhadas por todo o estado.
O catálogo serviu para os turistas visualizarem as atrações oferecidas, como danças, festas, culinária e artesanato, e planejarem visitas às cidades, incentivando o fluxo turístico.
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Postado por Nathália Coelho, no dia 10/01/2024 - 11:20