Foto: Divulgação
O tratamento de radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS passou a ser custeado pelo SUS e, na prática, o serviço que era até então utilizada por Barbacena e mais 14 cidades, se expandirá para 33 cidades da Macrorregião de Saúde Centro-Sul, da qual Barbacena é a sede.
Funcionando desde abril de 2022, o serviço de radioterapia do hospital de Barbacena já realizou cerca de 10 mil procedimentos. Ele funciona em dois turnos, pela manhã e à tarde, e conta com assistência de cinco médicos especialistas em radioterapia. O serviço também conta uma equipe multidisciplinar composta por: física médica, radiólogos, enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, cirurgião dentista e fisioterapeuta.
Segundo o registro hospitalar de câncer do CEBAMS, 25% dos cânceres tratados são de próstata (e relacionados), 20% de mama (e relacionados) e 55% dos demais cânceres. Antes de abril de 2022, os pacientes de Barbacena e da região precisavam fazer sessões de radioterapia em outras cidades, como Juiz de Fora e Belo Horizonte.Com um ano de funcionamento, o serviço está já desafogando a demanda dessas cidades, melhorando o tempo de acesso e a qualidade de vida dos pacientes.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 09/01/2024 - 09:38