Reprodução/Internet
Após as festas de fim de ano, surge a dúvida sobre o momento adequado para guardar e desmontar as decorações natalinas. A tradição cristã indica que a retirada da árvore de Natal deve ocorrer em 6 de janeiro, marcando o Dia de Reis, celebrado 12 dias após o Natal.
O Dia de Reis tem significado especial na religião católica, sendo a data em que os três reis-magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, visitaram Jesus Cristo e lhe ofereceram presentes: incenso, ouro e mirra. Este dia, conhecido como Epifania do Senhor, é mencionado na Bíblia em Mateus 2:1 e Mateus 2:11.
Embora não seja considerado feriado, o Dia de Reis é celebrado em muitos lugares do mundo, prestando homenagem a Jesus. No Brasil, a "Folia dos Reis" é uma manifestação folclórica originária de Portugal, caracterizada por eventos que variam de acordo com as tradições regionais. Grupos visitam casas, cantando e tocando sobre o nascimento de Jesus, sendo recompensados pela população com alimentos.
Em outros países, as comemorações podem ter diferentes nuances. Nos Estados Unidos, a Epifania marca o início do carnaval, enquanto na Itália, o evento é chamado de Befana, homenageando uma mulher idosa que teria ajudado os Reis Magos em seu caminho até o Menino Jesus.
Uma tradição culinária associada ao Dia de Reis é o Bolo de Reis português, em forma de coroa, com ingredientes simbólicos representando os presentes dos três Reis Magos. O formato redondo simboliza o ouro, as frutas representam a mirra, e o aroma é representado pelo incenso. Uma fava é tradicionalmente escondida no bolo, trazendo sorte a quem a encontra e a responsabilidade de levar o bolo na próxima comemoração.
Assim, o Dia de Reis transcende fronteiras, conectando pessoas ao redor do mundo através de tradições ricas em significados e simbolismos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/01/2024 - 08:20