Foto: Divulgação
Muitas mulheres sofrem com a irregularidade do ciclo menstrual ou sofrem com alterações bruscas dos hormônios. O ciclo das sementes é indicado para quem tem síndrome dos ovários policísticos, amenorreia, ciclo menstruais irregulares, TPM e menopausa. Segundo a nutricionista, Gabrielle Cristine Aparecida dos Santos Ribeiro, através da nutrição é possível ajustar este ciclo, com as sementes de girassol, linhaça, abóbora e girassol.
“Na fase folicular, que é quando nós estamos preparando para ovular, nosso estrogênio precisa aumentar, então consumir 1 colher de (sopa) ao dia de linhaça ideal que seja moída na hora e 1 colher de (sopa) de abóbora ao dia, coloque na salada, suco, vitamina, salada de frutas por exemplo.Já na fase lútea, após a liberação do óvulo, precisamos aumentar a progesterona, consuma 1 colher de (sopa) de girassol ao dia e 1 colher de (sopa) de gergelim ao dia”, explica.
A intenção, de acordo com a nutricionista, é trazer a regulação do ciclo proporcionando maior fertilidade para as tentantes e equilíbrio do ciclo menstrual, diminuindo também os efeitos severos da TPM, deve-se utilizar por 3 meses para obter os resultados. Gabrielle reforça que mulheres com endometriose devem avaliar junto ao seu nutricionista a utilização do ciclo das sementes por causa do aumento do estrogênio.
Climatério
O climatério, segundo a nutricionista, é um estágio orgânico da vida feminina, que ocorre em em torno dos 40 aos 65 anos, caracterizado pela redução significativa dos níveis hormonais de estrógeno (hipoestrogenismo) e progesterona. Estão entre os sintomas: a diminuição da função ovariana e da libido, modificação da composição e da temperatura corporal (“fogachos”),insônia, ansiedade, irritabilidade, depressão, fadiga, constipação, entre outros.
A especialista explica, que os fitoestrógenos são compostos bioativos naturais, pertencentes ao grupo dos compostos fenólicos, e que possuem ação estrogênio-símile, ou seja, assemelham-se com o hormônio estrogênio humano, fitoestrógenos presentes em alimentos são a (isoflavonas, lignanas e coumestano).
“A amora e incluindo o chá das folhas de amora, aveia, linhaça, soja, brócolis, feijão branco, uvas, gergelim, castanha de caju, nozes, grão de bico, goiaba, semente de girassol, lentilhas, nozes, morango, ervilha, edamame, devem fazer parte no cardápio da mulher no climatério. É importante também, procurar a ajuda de um profissional para organizar seu cardápio de forma leve e harmônica', finaliza.
Curiosa para saber mais sobre como a nutrição pode ser sua aliada em todas as fases da vida feminina?
Entre em contato:
Gabrielle Cristine Aparecida dos Santos Ribeiro - Nutricionista Especializada em Saúde da Mulher
CRN - 9 27304
Endereço: Avenida Vereador Mário Reis Carvalho, número 105, sala 103, bairro Ouro Verde
Telefone: 3198487-4352
Email: [email protected]
Instagram: @gabirbeiro.nutri
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 02/01/2024 - 18:39