Foto: arquivo jornal CORREIO
Trocar presentes durante o período natalino é uma tradição secular, mas sua origem permanece envolta em mistério. Diversas teorias históricas têm sido propostas, incluindo a possível influência da Saturnália (festividade romana), os Reis Magos mencionados na Bíblia, São Nicolau e até a ressignificação da celebração do Natal nos Estados Unidos durante o século XVIII. O fato é que, assim que dezembro se inicia, chega aquela dúvida: o que comprar para aquela pessoa especial?
Pelas ruas de Lafaiete, o clima natalino convida a passeios que podem inspirar as escolhas. O centro foi decorado com luzes e cores, vitrines disputam os olhares com decorações criativas e opções que podem agradar a diferentes gostos. A proposta, segundo Bento José de Oliveira, é oferecer aos clientes as melhores opções em produtos, ofertas e prazos de pagamento. “A maioria das empresas espera vendas melhores do que no ano passado”, adianta o presidente do Sindcomércio.
Segundo avalia, as indefinições do governo na Economia e as notícias reiteradas de aumento de gastos públicos e impostos são um problema para a recuperação da atividade econômica do país e, consequentemente, das vendas e do consumo. Contudo, consumidores e empresários do comércio de Minas e de Lafaiete estão otimistas: “57,2% dos empresários entrevistados pela Fecormércio acreditam em vendas iguais ou melhores do que em 2022. A data impacta em 77,2% dos negócios”, detalha.
Chama atenção o quanto o lafaietense pretende gastar com a data. A pesquisa da Fecomércio aponta que o valor médio para compra estará entre R$100 e R$200 pagos, na maioria dos casos, com o cartão de crédito. Para 26,7% dos entrevistados, a confiança em bons resultados vem, justamente, da expectativa do consumidor para a data. Esse movimento maior nas lojas começou a ser sentido de forma mais intensa a partir da segunda semana de dezembro. Por isso, a dica de sempre é não deixar as compras para a última hora, para evitar transtornos.
Para facilitar as compras, o Sindcomércio divulgou horário especial, que incluiu o dia 08 de dezembro (feriado municipal), com funcionamento do comércio em horário normal. No sábado, dia 16, a lojas estarão abertas até as 16h. Nos dias 18, 19, 20, 21 e 22, o cliente terá até as 22h para fazer as suas compras. No sábado, o funcionamento se estende de 9h às 20h, e na véspera, 24 de dezembro, as lojas abrem até as 18h. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Sindcomércio CL, pelos telefones 3763-4542 ou 99552-4241 (WhatsApp).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 24/12/2023 - 07:20