Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Saúde


Nutricionista dá dicas para uma ceia de Natal tradicional saudável

Graziele Mendes reforça que não existem alimentos 100% inimigos ou proibidos. O importante é a moderação



Foto: Reprodução internet


 

Quem não fica ansioso para as festas de fim de ano? É sempre uma delícia reunir a família, amigos, confraternização e ter encontros alegres. Mas, com tantas comemorações, acabamos excedendo na quantidade de comidas e bebidas neste período, não é mesmo?
Mesmo as pessoas mais disciplinadas e preocupadas com o controle alimentar, nesta época do ano, apresentam uma tendência a ‘dar’ aquela relaxada. Por isso, é importante alguns cuidados para deixar o corpo preparado para estes ‘exageros’. Sem restrições severas e sem abandonar bons hábitos, a nutricionista Graziele Men­des, listou algumas dicas importantes para você aproveitar o seu Natal e Ano Novo.

Ceia
A ceia de Natal é um dos jantares mais fartos do ano, momento de reunião e partilha. Pode compor a mesa: pernil, peru, frango, chester, carne assada, lombo, peixe, arroz à grega, salpicão, além dos doces. Mas não podemos esquecer de preservar a saúde. Segundo a nutricionista, é possível fazer escolhas gradáveis e menos calóricas.

Confira as dicas:
Uso de oleaginosas - as nozes, castanhas, amêndoa, amendoim, macadâmia, pistache, são ricas em proteína, garantem fonte de ômega 3, aminoácidos, selênio, zinco, magnésio, além de gerar mais saciedade. “É importante ficarmos atentos à base das preparações. Alguns temperos prontos possuem potencial cancerígeno, além de conter corantes e aromatizantes que podem gerar reações alérgicas em algumas pessoas. Por isso substitua os temperos industrializados por naturais, que além de agregar sabor as preparações e benefício à saúde, costumam render e ser até mais barato”, explica Graziele.
De acordo com a especialista, quanto mais industrializado for o produto, quanto maior o tempo de validade, menos saudável será essa preparação. “Sempre ouço relatos das pessoas de estarem muito inchadas. Esse é um sintoma que reflete ao uso desses alimentos que inflamam o organismo con­sequentemente propiciando a retenção”.

Substitua frituras por assados
Graziele explica que os alimentos fritos agregam mais calorias, excesso de gordura, sendo prejudiciais à saúde: “Um alimento frito libera substâncias tóxicas, elevando o colesterol ruim e sobrecarregando o fígado, além do efeito negativo na imagem corporal como celulite, inchaço e ganho de peso”.

Frutas na sobremesa
As frutas possuem nutrientes indispensáveis à saúde, sem falar que decoram a mesa e são excelentes substituições aos doces. As frutas da época são mais indicadas por conter menos aditivos, e melhor preço. Segundo a nutricionista, algumas das frutas que estão com a produção em alta no Brasil nesta época são: cereja, lichia, ameixa, damasco, figo e uva.

Consumo de bebidas alcoólicas
Além de prejuízos à saúde, o consumo excessivo de álcool gera ressaca, aquele mal-estar no dia seguinte e agrega calorias e intoxicação ao organismo. “Por isso, não esqueça de tomar bastante água. Intercale a cervejinha com cerveja zero, água aromatizada. Já o vinho tinto, com moderação, é uma opção interessante, por ser rico em resveratrol, fitonutriente, que age protegendo o corpo contra infecções por fungos ou bactérias, bem como um excelente antioxidante, ressaltando que duas taças é o suficiente”, lembra.


A nutricionista reforça que não existem alimentos 100% inimigos ou proibidos. O importante é a moderação. “Ter uma relação mais harmoniosa com a sua alimentação é fundamental para aproveitar a ceia de forma confortável, sem peso na consciência. São alimentos, que envolvem muito mais do que nutrição, se trata também, daquela memória afetiva, algumas pessoas esperam o ano inteiro para comer o pavê que a avó faz só no Natal, ou o peru recheado da tia. Mas não esqueça de saborear o alimento mastigando várias vezes, e, também, do verdadeiro sentido do Natal, a família, união, confraternização, aproveitar os momentos ao lado de pessoas importantes, colecionando momentos”, finaliza.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 22/12/2023 - 15:30


Comente esta Notícia