Foto: divulgação
Quer desbravar as belezas de um circuito turístico cheio de tesouros da arquitetura colonial, paisagens bucólicas, gastronomia inesquecível, natureza exuberante e muito mais? A notícia maravilhosa é que você não precisa sair do estado para isso. Melhor: nem da região. Até o fim do mês, já estará concluída a sinalização da rota turística Vilas e Fazendas. Idealizado pelo circuito que dá nome ao projeto, o roteiro cria uma estrutura clara para os visitantes explorarem os atrativos urbanos e rurais dos 12 municípios associados ao Circuito.
O trabalho começou em agosto. De acordo com o presidente do Circuito, Rafael Lana, estão sendo sinalizados 287 pontos ao longo dos 270 km da rota. 17 deles entre Lafaiete e Queluzito e 63 entre Itaverava e Lafaiete. A escolha de todos esses pontos considerou critérios como relevância histórica, cultural e ambiental. Cada local foi avaliado pela sua capacidade de oferecer uma experiência única, contribuindo assim para a diversidade do itinerário turístico.
“Os recursos para essa ação foram provenientes de emenda parlamentar do então deputado estadual Glaycon Franco, a quem muito temos a agradecer pelo apoio ao Circuito e ao desenvolvimento do turismo em nossa região, e a execução foi iniciada em agosto/2021. Esses investimentos são fundamentais para promover o desenvolvimento turístico e econômico da região”, acrescenta.
Ainda segundo Rafael Lana, a sinalização não apenas facilita a navegação, mas também contribui para o fortalecimento da identidade turística da região com um planejamento centrado na otimização da experiência dos turistas. Isso envolveu a escolha de caminhos alternativos acessíveis a pé, de bicicleta, a cavalo e de automóvel. “A sinalização é um marco essencial nesse caminho, guiando os visitantes a descobrirem a autenticidade e a diversidade que essa região tem a oferecer. Com o comprometimento contínuo e o envolvimento da comunidade, estamos confiantes de que esta rota se tornará um símbolo duradouro do turismo em Minas Gerais”, reforça.
A promoção da Rota Turística Vilas e Fazendas será realizada por meio de campanhas de marketing, parcerias com órgãos de turismo e participação em eventos regionais. Com a conclusão da sinalização, os planos futuros incluem a consolidação da Rota Turística Vilas e Fazendas como um destino turístico de destaque. “Isso envolverá a continuidade das atividades de promoção, o estabelecimento de parcerias com o setor privado e a expansão das opções de atrações e serviços ao longo da rota”, conclui.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 19/12/2023 - 12:20