Foto: arquivo jornal CORREIO
Enquanto aguarda a conclusão das obras no Hospital Regional, a cargo do estado, e da Upa 24h, capitaneada pela Prefeitura, Lafaiete foi surpreendida por mais uma boa notícia. Deu entrada na Câmara um Projeto de Lei Complementar 032 E-2023, que autoriza o município a doar terreno para a construção da sede do hospital São Camilo. O instrumento desafeta a área e autoriza o município a doar imóvel de sua propriedade à Associação Beneficente São Camilo.
A área em questão está localizada no bairro Tamareiras (região sudeste) e será destinada, exclusivamente à construção da sede própria e instalações hospitalares da associação, mantenedora do Hospital São Camilo. O texto determina, ainda, que a associação beneficiada deverá iniciar seu processo de implantação no prazo de 1 ano e terminá-lo em, no máximo, 3 anos, contados, em ambos os casos, a partir da vigência da lei complementar. Em caso de descumprimento das condições, a doação será revertida.
De acordo com o vereador João Paulo Fernandes Resende (DEM), a proposta deve ser votada na Câmara nas próximas semanas: “Foi protocolado este projeto de lei e, semana que vem, será protocolado um projeto para a doação de um terreno para a Fundação Olhos d’Alma. Peço aos meus colegas uma atenção especial para a liberação dos dois projetos ainda este ano. Essas obras vão desafogar muito a saúde de Lafaiete”, observa.
Referência em geriatria, o Hospital São Camilo atende, majoritariamente, a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um histórico de dificuldades financeiras, chegou a ser transformado, durante a pandemia, em Hospital de Campanha, período no qual foi submetido a algumas reformas estruturais. Nos últimos anos, uma nova gestão tem investido em iniciativas para sanar as dívidas e modernizar o espaço, garantindo melhorias no atendimento.
Em busca de mais detalhes, nossa reportagem apresentou alguns questionamentos ao conselho que administra o hospital, mas sem sucesso. Segundo o conselheiro Vagner Moreira (Barão), a Associação não irá comentar, no momento, a situação: “Ainda estamos tentando renegociar o aluguel o espaço atual do hospital. Sobre o terreno doado pelo município, a ideia é construir um novo prédio e fazer a migração, mas isso ainda vai demorar um pouco. No entanto, ficamos muito felizes com a iniciativa da prefeitura e contamos com o apoio dos vereadores para aprovarem o projeto, que se encontra em tramitação no Legislativo lafaietense”, observa.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 12/12/2023 - 20:20