Reprodução Internet/ divulgação
Foi publicado na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 8, o credenciamento do Serviço de radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A portaria 2.231/2023, assinada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, autoriza que a radioterapia seja integrada ao serviço oncológico SUS da instituição, recebendo recursos da União para seu funcionamento pleno.
O credenciamento é a autorização do Ministério da Saúde que o hospital recebe para prestar serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do credenciamento é melhorar a qualidade e dar sustentabilidade ao serviço já existente, que funciona desde abril de 2022, já com cerca de 10 mil sessões realizadas. A radioterapia começou seus serviços com financiamento da Prefeitura de Barbacena e, em seguida, com recursos próprios do CEBAMS. A dificuldade da instituição em arcar com os custos de operação quase inviabilizou a continuidade do serviço.
Ao longo dos 18 meses de funcionamento, o tramento oferecido pelo hospital foi responsável pela melhor qualidade de vida de centenas de pacientes com câncer em Barbacena e região. Hoje, o serviço conta com cinco médicos especialistas e 16 membros na equipe multidisciplinar. Porém, o impacto é evidente em outras áreas da medicina. Um exemplo são as cirurgias oncológicas, onde a instituição agregou médicos especialistas já pertencentes ao corpo clínico da instituição para que atuassem na área, além de trazer novos profissionais e abrir novas especialidades cirúrgicas ligadas ao tratamento do câncer.
Além disso, neste último ano, o Ibiapaba criou o serviço de biópsias e o protocolo de “alta suspeição” em seu complexo, fazendo com que o diagnóstico do câncer fosse mais rápido e a acessibilidade facilitada.Segundo o diretor técnico da unidade, Antônio José Fonseca de Paula, o credenciamento encerra meses de luta para o credenciamento, que é uma conquista para a região:
“Após meses de muita luta, conversas em Brasília, esforço da nossa equipe e articulação de diversos agentes públicos, o Ministério da Saúde credencia nosso serviço de radioterapia. O credenciamento é uma verdadeira conquista para o Hospital Ibiapaba, Barbacena e toda região. A partir de hoje, nosso tratamento oncológico está totalmente integrado ao SUS, oferecendo mais qualidade ao paciente e para toda a assistência contra o câncer.
De acordo com o médico, a conquista do credenciamento foi fruto do trabalho e empenho de muitas pessoas. Por esse motivo, ele agradece a todos que se empenharam para este resultado: “O credenciamento foi um longo trabalho executado por muitas pessoas. Por isso, agradeço a toda a equipe do CEBAMS, pelo carinho e zelo com os nossos pacientes, por cuidarem da documentação e responder todas as demandas dos órgãos competentes. Também agradeço à dedicação de todos os médicos que nos ajudaram a gerar a série histórica necessária para esse credenciamento. Destaco e agradeço também a gestão municipal, na pessoa do prefeito de Barbacena, Carlos Du, e da Secretária de Saúde, Sinara Campos, que vem nos ajudando nesta demanda. Agradeço ainda ao Superintendente Regional de Saúde, Renato dos Reis, que sempre nos apoiou no credenciamento. Agradeço aos parlamentares que entenderam a relevância da nossa Radioterapia para toda a região e nos apoiaram nesse pleito”.
Há mais de 30 anos o Hospital Ibiapaba é a referência de tratamento na Oncologia, sendo o único hospital na cidade e região que atende casos de câncer em diversas linhas de cuidado, como cirurgias, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia. O credenciamento coroa o aumento exponencial do serviço de oncologia que acontece durante os últimos dois anos.A ampliação do tratamento contra o câncer é um objetivo da atual gestão, que aumentou o número de atendimentos clínicos e cirúrgicos, bem como disponibilizando tratamentos adequados aos pacientes.
Para o diretor, os ganhos com o credenciamento da radioterapia para o hospital e para Barbacena serão inúmeros, a começar pela possibilidade de ampliar os serviços oferecidos pela instituição:“Não é exagero dizer que o futuro do tratamento do câncer é o futuro da medicina em Barbacena. A cada nova especialidade agregada ou a cada novo serviço prestado nesta área, mais possibilidades se abrem para a evolução da medicina na cidade. Com esse credenciamento e a garantia da União de que a radioterapia terá financiamento e será remunerada, o caminho é a expansão de serviços, trazendo mais especialidades para nossos pacientes”.
Ainda segundo Antônio José, o próximo passo é a expansão dos serviços e especialidades, com o objetivo de agregar outros tratamentos como ortopedia oncológica, neurocirurgia, braquiterapia, oncopediatria e transplante de medula óssea.Não é possível falar de futuro sem pensar no presente e no passado. Por isso, em nome da direção do Hospital Ibiapaba, o diretor faz um agradecimento especial a todos os profissionais da instituição que participaram do processo que culminou no credenciamento da radioterapia:
“Só é possível fazer planos para o futuro porque hoje temos médicos de qualidade e de extrema competência no corpo clínico desta instituição e uma equipe multidisciplinar de primeira linha. Os números comprovam que o trabalho desempenhado por todos na instituição é extremamente resolutivo e motivo de muito orgulho para nossa comunidade. Agradeço ao trabalho árduo de cada profissional e tenho a plena certeza de que poderemos contar com cada um para os novos projetos que o hospital planeja”, completou.
Fonte: CEBAMS
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 12/12/2023 - 13:30