Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 24° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,815 Euro agora: R$ 6,053
Comunidade


Câmara de vereadores quer fechar o comércio no dia 8/12

Segundo Bento José de Oliveira, presidente do Sindcomércio, a medida é equivocada e prejudica o município



Foto: Arquivo Jornal CORREIO


Comércio de Conselheiro Lafaiete

 

Bento José de Oliveira

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Conselheiro Lafaiete (Sindcomércio)

De maneira surpreendente e sem nenhuma consulta às entidades de classe ou à população, a Câmara de vereadores, aprovou por maioria, na última terça-feira, dia 5, um projeto de lei que visa proibir a abertura das lojas do comércio de Conselheiro Lafaiete no dia 8 de dezembro, a partir de 2024.A medida, possivelmente bem intencionada, por se tratar de um feriado dedicado a Nossa Senhora da Conceição Imaculada, padroeira da cidade, aparentemente não leva em conta alguns aspectos que são fundamentais para toda a comunidade, como segue.

As comemorações religiosas não são incompatíveis com a atividade comercial, ao contrário, como muito bem lembrou o vereador João Paulo em sessão da câmara, citando como exemplo o dia 12 de outubro, celebração do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ocasião que todo o comércio da cidade de Aparecida funciona normalmente.Outro ponto é que cidades vizinhas a Lafaiete, inclusive Belo Horizonte, onde o dia 8/12 também é feriado, abrem normalmente o comércio, causando evasão de clientes e perda irrecuperável de vendas. Motivo este, um dos principais a determinar o funcionamento na data em Lafaiete.

Quanto aos clientes, a cidade se destaca por ser polo comercial regional, atingindo cerca de 30 municípios circunvizinhos, posição que precisa ser mantida com melhorias, facilidades e atrativos, como funcionamentos especiais para atender os clientes da cidade e de toda a região.E o fechamento no feriado do dia 8, que é muito próximo dos dias de pagamento de dezembro, principal mês de vendas do ano traria prejuízos por impedir os clientes de aproveitarem a oportunidade para antecipar suas compras na cidade.

Quanto à questão trabalhista, a convocação dos funcionários para o trabalho no feriado, exceto para os segmentos com autorização permanente, depende de previsão na Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindcomércio  e o Sindcomerciários.

No caso do dia 8, os dois sindicatos, representantes legais das empresas e dos trabalhadores, concluíram pela importância da abertura na data para ambas as categorias, negociaram os termos e foi autorizada a convocação dos funcionários.  Quanto à economia da cidade, Conselheiro Lafaiete tem no comércio de bens e serviços sua principal atividade econômica, responsável por cerca de 84% do PIB da cidade. Um comércio formado por 99% de micro e pequenas empresas, que tem a data como muito importante para as vendas.

Diante de todos os pontos apresentados, tendo em vista ainda que a abertura das lojas não interfere de modo algum no exercício das importantes atividades religiosas programadas para a data, é necessário sensibilizar os vereadores de Lafaiete, de maneira a evitar que a atual legislatura municipal termine por ficar marcada por uma decisão tão equivocada, com impactos negativos para a cidade.

O espaço está aberto para a manifestação da Câmara Municipal de Lafaiete.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 10/12/2023 - 10:30


Comente esta Notícia