Foto: Reprodução internet
O I Fórum de povos tradicionais de terreiro – Umbanda e Candomblé acontece neste fim de semana, em Lafaiete. O evento será na escola municipal Napoleão Reis, na rua São José, 418 , no bairro São Sebastião. A finalidade do fórum se respalda na divulgação do conhecimento da Matriz Africana, da crença nos Orixás e nos Guias Ancestrais.
Umbanda e Candonblé
As Nações de Candomblé do Ketu, Angola, Congo, Nagô, Ijexá e Jeje constituíram a base da religiosidade dos povos africanos que vieram para o Brasil. Em relação à Umbanda sua origem remete à descendência dos povos africanos; é originária do Rio de Janeiro. O culto aos guias e divindades da natureza desencadeou a difusão da crença na religião de Matriz Africana com finalidade fundamentada na fé e na caridade.
Os terreiros são espaços que congregam comunidades que possuem características comuns, como a manutenção das tradições de matrizes africanas, o respeito aos ancestrais, os valores de generosidade e solidariedade, o conceito amplo de família e uma relação próxima com o meio ambiente.
A organização do evento é formada pelos terreiros: Ilê Àsé Òdé Olúwàiyé Ati YéYé S’oròodó – mãe Eva Lúcia de Oliveira Ferreira; Tenda de Umbanda Ilê de Xangô e Pai João do Congo (Omolokô Lunda-Kioko) – Pai Walney Dias Bavuso; Casa da Paz – Comunidade de Terreiro Afroindígena – Mãe Fillipa de Oxalá – Fillipa Diáz D. Souza; Cabana de Oxossi - (Omolokô Lunda-Kioko) – Mãe Maria Helena da Silva; e, Casa do Pai Jacó do Congo – Mãe Letícia Godoy.
Confira a programação completa
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 08/12/2023 - 11:30