Foto: Arquivo Jornal CORREIO
A Câmara de Lafaiete aprovou um projeto de lei, em primeira discussão e votação, que poderá por fim ao conflito entre a igreja católica e os comerciantes. A abertura do comércio no dia 8 de dezembro, data dedicada a Nossa Senhora da Conceição, todos os anos gera polêmica. Durante a novena, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o padre Geraldo Gabriel Pinto lançou uma campanha para que os comerciantes católicos não abram as lojas e respeitem o dia santo.
Para aqueles que pretendem não abrir o comércio, a paróquia está disponibilizando um cartaz para ser colocado nas portas dos estabelecimentos. O cartaz tem os seguintes dizeres: “#SouCatólico Dia de Nossa Senhora da Conceição 08/12 este comércio não será aberto neste dia”.
Mas, a data é considerada importante para o comércio da cidade, pois ocorre no início do principal mês de vendas e permite que clientes de Lafaiete e região antecipem suas compras de Natal.
Projeto
De iniciativa do vereador Sandro José (PROS), o projeto de lei vai acrescentar um parágrafo ao artigo 176, da Lei de 28 de Outubro de 1967. Desta forma, no dia dedicado à padroeira, ficará autorizado o funcionamento dos estabelecimentos industriais e comerciais de serviços essenciais, supermercados, padarias, postos, que deverão ser regulamentados por decretos.
No entanto, conforme dispõe o código de posturas, o Prefeito Municipal poderá autorizar o funcionamento em dias excepcionais, desde que haja prévio acordo entre os sindicatos de classes. O projeto tem validade a partir de 2024.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 07/12/2023 - 16:39