foto: iStock
Se engana quem pensa que a moda dos concursos públicos já passou. Na verdade, ela nunca esteve ultrapassada. São muitos os benefícios gerados, mas que precisam de muita dedicação por parte das pessoas que desejam iniciar a trajetória como concurseiro. Afinal de contas, existem conteúdos bem específicos.
E as temáticas variam muito de acordo com a área de cada cargo/carreira. Também há diferenças pertinentes em relação aos concursos públicos nacionais e regionais. Então, para ajudar a decidir qual a melhor opção, acompanhe esse texto e entenda as diferenças.
Normalmente os certames estaduais e federais podem oferecer salários maiores e benefícios que são considerados muito bons. Mas não são apenas esses que têm boas condições, principalmente pelo fato de ficarem nas grandes capitais, onde o custo de vida é muito maior.
Boas opções municipais
O Brasil tem 5.568 cidades, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Converta esse número em vagas e terá um número muito grande. Ou seja, são muitas possibilidades de conseguir um emprego. E existem municípios que oferecem bons salários se passar no concurso público.
Uma das melhores áreas é a da saúde. Enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e dentistas são algumas opções que são fundamentais para a sociedade. Após passar no certame, a estabilidade é garantida.
O que estudar para concurso
Estudar é quase que um sinônimo de concurso público na prática. Sem a preparação adequada, as chances de êxito beiram o zero. Muitos podem ter aquela dúvida: quais conteúdos estudar? Isso depende de cada área, por isso separamos alguns tópicos básicos para nortear nesse momento.
Área da saúde:
- Língua portuguesa;
- Legislação do SUS;
- Raciocínio lógico;
- Noções de informática;
- Ética no serviço público.
-
Para carreira administrativa:
- Língua portuguesa;
- Informática;
- Ética e moral;
- Direito constitucional;
- Direito administrativo.
-
Carreira em tribunal:
- Normas internas/específicas da área;
- Regime interno;
- Lei de Organização;
- Estatuto dos servidores.
Para ser delegado:
- Medicina legal;
- Direito e processo penal;
- Direito constitucional, administrativo e civil.
É possível identificar que algumas carreiras têm uma base parecida e outras nem tanto. Entre tantos caminhos possíveis, uma coisa é certa: o ideal é traçar objetivos factíveis em curto, médio e longo prazo. Assim será mais fácil de ser alcançado.
Desenvolva técnicas e habilidades que podem potencializar o aprendizado, pois a chave para o sucesso no certame é ter uma boa preparação, seja para fazer o concurso do IBGE, em prefeituras, órgãos e pastas do governo (estadual e federal), entre outros.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 17/11/2023 - 19:20