Foto: divulgação
Luciomar de Jesus, conhecido como Santeiro de Congonhas, estará presente no Memorial Vale no dia 18 de novembro, sábado, às 11h, com o evento "Santeiro: ofício além da matéria". O escultor autodidata, famoso por desvendar o ser humano por trás do gênio Aleijadinho, realizará uma escultura ao vivo, compartilhando experiências e contando histórias com o público.
O Memorial Vale, localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, receberá o escultor em uma ação que integra a programação especial do Mês da Consciência Negra. Luciomar, inspirado na arte do mestre Aleijadinho, realizará a criação de um santo de roca, proporcionando aos presentes uma imersão nos processos de transformação e ressignificação da escultura.
Enquanto esculpe, Luciomar compartilha histórias e técnicas com o público. A iniciativa faz parte do projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Marco Paulo Rolla.
O escultor, em sua oficina em Congonhas é reconhecido por demonstrar os métodos de trabalho do patrono das artes no Brasil. Amarrando faixas de tecido na mão e utilizando o formão, ele simula a forma de trabalhar de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, quando este já enfrentava as limitações causadas por uma misteriosa doença.
"Sou autodidata e vivo impregnado pela arte barroca. Sou o que sou por causa de Aleijadinho. Arte é vida e sempre bebi dessa fonte", afirma o santeiro com orgulho.
O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Instituto Cultural Vale, é um espaço cultural vivo, dinâmico e transformador, que cria confluências entre o passado e o presente, arte e cultura, em constante renovação.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 16/11/2023 - 18:20