Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Barragem da Vale será interditada em Mariana e 295 pessoas podem ser evacuadas da área



Foto: Vale


 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) vai interditar e suspender, nesta segunda-feira, dia 13, as atividades na Mina de Fábrica Nova, em Mariana, e 295 pessoas devem ser retiradas da área de risco. Segundo a ANM, a Vale inseriu um documento no Sistema Eletrônico de Informações comunicando que as pilhas de rejeitos à frente da barragem estão instáveis. O auto da agência interdita a barragem e suspende as atividades na mina. As pessoas evacuadas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão. Enquanto 144 delas são moradoras da região, as outras estimadas no plano são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.

Monitoramento da Barragem

Caso as pilhas sofram algum tipo de ruptura haverá situação similar à ocorrência do transbordamento de um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, em janeiro 2022. Na ocasião, os rejeitos invadiram a BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Agência está monitorando a situação da barragem da Mina de Fábrica Nova desde sexta-feira , dia 10. A Agência Nacional de Mineração e Defesa Civil Estadual seguiram para o local nesta manhã.

A mineradora Vale confirmou, por nota, a interdição da estrutura "preventivamente". Além disso, a empresa confirmou que uma vistoria da ANM e da Defesa Civil na estrutura será acompanhada pela empresa nesta segunda-feira, dia 13.

O objetivo é trazer os esclarecimentos necessários sobre as "condições de regularidade das estruturas". "Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são vistoriadas frequentemente pela agência reguladora e monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada", completou a mineradora.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 13/11/2023 - 13:37


Comente esta Notícia