Divulgação: Sistema Faemg/ Senar
Destilarias de Minas Gerais ganharam medalhas na Spirits Selection do Concours Mondial de Bruxelles, um evento internacional que premia bebidas consideradas espirituosas de todo o mundo. Entre os vencedores estão quatro cachaças e um gin produzidos em Itaverava.
A Spirits Selection do Concours Mondial de Bruxelles foi realizada em Treviso, na Itália, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. No evento, cachaças, uísques, conhaques, runs, gins e iguarias do gênero são avaliados e julgados por especialistas reconhecidos internacionalmente. Ao menos onze medalhas foram concedidas a bebidas mineiras. Confira os premiados:
Sucesso veio com inovação
Os juízes da Spirit Selection são reconhecidos pela sua capacidade de avaliar diversas características únicas das bebidas, levando em conta notas sensoriais como sabor, aroma e coloração. Para aprimorar essas características e fortalecer agroindústrias em busca do sucesso, o Sistema Faemg Senar oferece diversos cursos e programas especiais que auxiliam na profissionalização de empresas rurais. Um desses programas é o de assistência técnica e gerencial para agroindústria da cachaça, oferecido em diversas regiões do estado.
A cachaça Capitão, de Bom Jardim de Minas, vencedora da Grande Medalha de Ouro, vem conquistando medalhas em diversos concursos. "Já temos três medalhas de prata e uma duplo ouro só neste concurso, levando em conta a participação em anos anteriores. Este ano também fomos premiados no Concurso de Vinhos e Destilados de São Paulo e na Expocachaça", contou Paulo Cezar da Silva, responsável pela produção.
A cachaça Capitão e a Tiê, de Aiuruoca, são atendidas pela técnica de campo do ATeG, Aline Chignolli, que vem desenvolvendo com seus assistidos a melhoria do posicionamento das marcas e estratégias mercadológicas. "Estamos trabalhando bem a questão comercial, buscando chegar a valores de venda e desenvolvendo estratégias de marketing. São dois produtos de ótima qualidade que tem muito a crescer no mercado de bebidas", afirmou Aline.
Cachaça Capitão levou uma grande medalha de ouro e uma medalha de prata no concurso
Já a Fazenda Cana Brasil, que produz diversos rótulos de destilados, é atendida pela técnica Fabiane Souza e ganhou seis medalhas do concurso em 2023. "Eles estão melhorando muito na gestão financeira, aprimorando técnicas e otimizando falhas que atrapalham a atividade", afirmou Fabiane. O dono da destilaria, o empresário Arnaldo Ribeiro, diz que foi uma surpresa a expressiva premiação, mas que isso coroa um bom trabalho desenvolvido pela sua agroindústria. "Foi muito interessante, pois todos os rótulos que produzimos e que mandaram amostras, ganharam. Tivemos um resultado muito bom. Sempre buscamos a qualidade, mas a certeza de estar fazendo um trabalho correto são esses resultados", comentou Arnaldo.
A cachaça Flor das Gerais, de Felixlândia, é uma das bebidas orgânicas mais antigas do estado, sendo certificada desde 2009. "Tem cinco meses que lançamos essa cachaça vencedora e já é a terceira medalha dela, estamos muito felizes com o lançamento", disse Daniel Duarte, um dos proprietários.
Daniel conta que o alambique começou a produzir cachaça em 1912. Atualmente, a propriedade é tocada por ele, seu pai, Adão, e sua mãe, dona Lúcia. Eles já fizeram diversos cursos de aprimoramento na produção de cachaça com o Senar. A propriedade deles, inclusive, já foi usada para a realização de oficinas. "Temos realmente uma microdestilaria, com matéria prima da agricultura familiar, onde buscamos fazer nosso trabalho com a melhor qualidade possível".
A Spirits Selection, Seleção de Bebidas Espirituosas 2024, será realizada em setembro, na cidade de Renhuai, na China.
Com informações: Sistema Faemg|Senar
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 05/11/2023 - 14:20