Reprodução/Internet
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 está se aproximando com a primeira etapa programada para o próximo domingo, 5, e a segunda no dia 12. Com a contagem regressiva para o início das provas, dúvidas comuns surgem entre os inscritos sobre o que esperar do primeiro dia do exame, considerado o momento de abertura desta importante avaliação educacional.
O que esperar no primeiro dia do Enem 2023?
No primeiro dia do Enem 2023, os participantes serão desafiados com 90 questões abrangendo as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além de serem solicitados a produzir uma redação. As questões englobarão temas que vão desde Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) até Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, assim como História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
A redação exigirá a produção de um texto dissertativo-argumentativo, onde os participantes deverão apresentar argumentos bem estruturados, com coesão e coerência, além de uma proposta de intervenção social sobre o tema proposto.
Horários e cronograma do primeiro dia do Enem 2023
Para se preparar adequadamente, os participantes devem estar cientes do horário de Brasília-DF, que será seguido durante a aplicação. No primeiro dia, a programação será a seguinte:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas do primeiro dia: 19h
Reaplicação do Enem 2023: uma opção em circunstâncias especiais
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reaplicação do Enem é permitida para participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que apresentem um quadro de doença infectocontagiosa na semana que antecede os dias de exame. Se necessário, os participantes têm até cinco dias úteis após a conclusão do Enem regular para solicitar a reaplicação, mediante a apresentação de documentação comprobatória, sujeita à análise do Inep.
Procedimentos para atrasos, faltas e indisposições durante a prova
De acordo com o edital do Enem 2023, participantes que chegarem atrasados e não conseguirem entrar no local de aplicação após o fechamento dos portões, assim como aqueles que faltarem no primeiro dia do exame, não terão a chance de realizar a prova regularmente. No entanto, a possibilidade de reaplicação é contemplada para casos excepcionais, mediante a justificativa adequada e documentação comprobatória.
Em situações de indisposição durante a realização das provas, os participantes devem informar imediatamente o fiscal de sala, que tomará as medidas apropriadas de acordo com os procedimentos especificados no edital do Enem 2023.
Fonte: Educa Mais Brasil
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 03/11/2023 - 10:20