Foto: divulgação
O Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queirós em Conselheiro Lafaiete recebe, no próximo sábado, dia 28 de outubro, às 19h, o espetáculo de Teatro de Bonecos, “Brinquedos Unique”. A apresentação marca o encerramento desta edição do projeto “Oficina de Teatro de Bonecos “2, que foi oferecido aos alunos das escolas estaduais Narciso de Queirós e Lopes Franco, entre os meses de agosto e outubro.
A peça, voltada para crianças, jovens e adultos, conta a história de brinquedos quebrados que habitam a loja de consertos de Dona Constelação. A narrativa gira em torno dos esforços de Dona Constelação para transmitir aos brinquedos a ideia de que talvez não precisem de um conserto completo, podendo ser quem são.
Guilherme Aragão, coordenador do Projeto, expressa sua satisfação com o resultado. "O espetáculo é um momento especial, reunindo estudantes, família e comunidade. Os alunos ficam muito empolgados, foram dois meses de muito trabalho, aprendizado e comprometimento, e agora é o momento de compartilhar”, afirma.
Os temas fundamentais de aceitação, resiliência e luto são abordados de maneira leve e envolvente, usando recursos do teatro de animação, como manipulação de bonecos e máscaras e que incorpora, ainda, elementos musicais, com os alunos cantando canções relacionadas ao tema da peça, acompanhados por uma trilha sonora executada ao vivo com violão, percussão e outros instrumentos.
"Foram dois meses de trabalho intenso ensinando técnicas de teatro, canto e expressão corporal, passando pelo universo da máscara e da manipulação de bonecos. Uma jornada muito gratificante onde elaborou-se o tema do espetáculo e as proximidades com a vivência de cada um. Estamos todos muito empolgados com a apresentação final, com a primeira experiência de muitos alunos no palco, em cenas treinadas e criadas pela equipe e por eles”, conta Elida Strazzi, diretora do espetáculo gratuito, aberto a toda comunidade e com acessibilidade física e de conteúdo.
Com a Oficina de Teatro de Bonecos os alunos puderam vivenciar um processo de experimentação e descoberta de habilidades manuais e cognitivas em atividades de jogos teatrais, pesquisas, desenhos, construção de bonecos, costura, adereços e interpretação textual.
O projeto é uma realização da Bushido Produções que conta com o patrocínio da J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 202750).
Marcelo Oliveira, Diretor de Pessoas da J. Mendes, destaca que "o objetivo do Grupo J. Mendes é promover a qualidade de vida da população através do Incentivo Fiscal. É nossa honra beneficiar a sociedade com o legado de patrocínios em projetos sociais, educacionais, profissionalizantes, assistenciais e esportivos, além de iniciativas voltadas à saúde e bem-estar”, finaliza.
Serviço
Informações para imprensa: Hiper Teia Comunicação e Eventos - [email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 27/10/2023 - 11:20