Foto: Pedro Vilela / Agência Minas / Divulgação
Tiradentes e Santa Cruz de Minas, também suspenderam as aulas da rede municipal como prevenção ao contágio da infecção pela bactéria streptococcus. São João del-Rei já havia adotado a medida após a confirmação de um caso no município. Lá, três crianças morreram após apresentarem sintomas de dor de garganta e febre.Em Tiradentes as atividades em creches e escolas serão nesta quinta, dia 25, e sexta-feira, dia 26, para a desinfecção dos ambientes. Nas redes sociais, o secretário municipal de Educação, Valdo Rosa, anunciou que a medida visa a garantir a segurança dos alunos, educadores e comunidade.
Valdo afirmou que apesar dos diversos pedidos de pais para fechar todas as escolas, incluindo as da rede estadual e privada, a pasta não tem autorização legal para adotar a medida.
O secretário destacou também que o momento é de “cuidado e prevenção” e, juntamente com o secretário municipal de saúde, Marcelo Otávio de Andrade, orientou que os pais não levem os filhos doentes às aulas e que os menores que apresentarem febre e dor de garganta sejam levados às unidades de saúde para atendimento. As atividades em Tiradentes serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 30. Em Santa Cruz de Minas, as aulas foram suspensas na rede municipal a partir desta quinta-feira, dia 26, por tempo indeterminado. Segundo a prefeitura, assim como em São João del-Rei, equipes farão limpeza dos espaços e móveis.
Segundo a assessora de serviços e programas em saúde de São João del-Rei, Michelle Nascimento, o único caso confirmado de infecção por streptococcus é uma criança de 10 anos, que mora em Santa Cruz, mas estuda em São João.
Inicialmente a secretaria municipal de saúde informou que a criança foi internada na Santa Casa de São João no dia 2 deste mês e que havia recebido alta no dia 18. No entanto, a assessora informou que a estudante recebeu alta apena da UTI e permanece internada no hospital. Ela foi diagnosticada com amigdalite e apresentou sintomas como dor de garganta, febre alta e infecção de pele.
Em nota a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, no momento, não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, segundo as recomendações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas (Cievs).
Fonte: Hoje em Dia
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 26/10/2023 - 15:10