foto: Emannuel Valent
A prática frequente de danificar as placas de sinalização do Plano Municipal de Segurança de Barragens em Congonhas tem acarretado sérias consequências. As placas, essenciais para a orientação e segurança da população em situações de emergência, foram implantadas em 2022 como parte do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB), a fim de estabelecer rotas de fuga e pontos de encontro seguros.
Segundo a Tenente Ive Nogueira Canguçu Machado, diretora de Segurança de Barragens da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), "as placas têm papel fundamental na segurança da população, em caso de uma emergência. Depredar essas placas não apenas coloca vidas em risco, mas também constitui um crime, conforme o artigo 163 do Código Penal, por se tratar de dano ao patrimônio público."
As 2.154 placas distribuídas em 90 pontos de encontros e áreas de risco são vistoriadas a cada três meses, como parte do serviço de manutenção do sistema de sinalização orientativa. Além disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) incentiva denúncias de danos às placas, que podem ser feitas pelos telefones 199 e 3731-4133 da Defesa Civil Municipal e pelo e-mail: [email protected].
A conservação das placas é vital para garantir a segurança de todos e o cumprimento da legislação, bem como para possibilitar uma resposta eficaz em situações de emergência. Prevenir danos às placas é uma responsabilidade coletiva e uma medida crucial para proteger vidas. O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) em Congonhas enfatiza a importância da preservação das placas, lembrando que a defesa civil é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade.
Para mais informações e suporte, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do PMSB através do e-mail: [email protected].
Assessoria de Imprensa do PMSB
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/10/2023 - 14:48