foto: arquivo prefeitura de Congonhas
Os próximos dias em Congonhas prometem uma intensa celebração em honra a Nossa Senhora do Rosário, com início marcado para esta quinta-feira e se estendendo até o domingo, 22 de outubro. Com uma série de eventos emocionantes e a presença especial das Guardas de Congado convidadas, o evento cultural será realizado onde se ergue a histórica igreja de mesmo nome da santa.
O destaque deste ano é a restauração das valiosas imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, que foi possível graças aos recursos remanescentes do PAC das Cidades Históricas. Através de uma autorização especial concedida pelo Iphan, a imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário será exibida durante as celebrações, enquanto as outras duas estão retornando para os retoques finais em um atelier especializado. Esta conquista reflete o compromisso contínuo da administração pública local com a valorização e preservação do patrimônio cultural da "Cidade dos Profetas".
No domingo, as festividades começarão com a recepção das Guardas de Congado convidadas, seguida pela tradicional e simbólica cerimônia de lavagem da Igreja do Rosário pelas Mucamas do Rosário. O dia culminará em uma imponente procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida de uma emocionante celebração da santa missa e a coroação dos novos reis do Rosário: Afrânio Teixeira e Patrícia Fernandes Monteiro.
A realização desta festividade é possível graças ao apoio da prefeitura de Congonhas, por intermédio da Seculte.
Assessoria de Comunicação Institucional - Organização da Festa do Rosário 2023.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 19/10/2023 - 11:20