Foto: divulgação
Cerca de 200 novas vagas de emprego podem ser geradas em Lafaiete com a aproximação do fim de ano e a perspectiva é de crescimento nas vendas – ainda que um pouco limitado pelas incertezas econômicas. É o que aponta o balanço feito pelo Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete (Sindcomércio CL). De acordo com o presidente da entidade, Bento José de Oliveira, a expectativa é que se consolide a tendência de melhora das vendas nos meses que antecedem dezembro e que as vendas de Natal e fim de ano alcancem um aumento nominal de 15%.
“As vendas, neste ano, não apresentaram avanço expressivo. Acompanhando dados do IBGE e análises locais, o volume [de vendas] avançou entre 3 e 4%, entre janeiro e julho de 2023, enquanto a receita nominal chega a um crescimento de cerca de 12% no acumulado no mesmo período. A comparação, mês a mês, com 2022 mostra que as indefinições da política econômica estão dificultando a consolidação de uma tendência positiva nos números, fazendo com que se alternem meses com resultados melhores que 2022 e outros com resultados piores”, pontua.
E diante desse potencial a ser explorado, o setor já vem se preparando para o fim do ano. “Em setembro, ou até antes em alguns setores, normalmente se iniciam as reposições de estoque e os pedidos dos produtos que vão abastecer as lojas para as vendas de Natal e de fim de ano. Também devem haver contratações para o fim do ano. Contudo, diante das incertezas, a expectativa é que elas se iniciem a partir do próximo mês”, avalia Bento. Segundo o presidente do Sindcomércio, as projeções indicam que podem ser contratados até 200 novos trabalhadores nesse período, mas o candidato precisa estrar preparado: “É importante frisar a necessidade de capacitação dos candidatos. O Senac de Conselheiro Lafaiete, por exemplo, tem vagas gratuitas para vários cursos voltados ao comércio”, completa.
E se o comércio se movimenta, toda a engrenagem da cidade se move. Isso porque o setor responde por quase 80% dos postos de trabalho em Lafaiete: “O comércio de bens possui, atualmente, cerca de 7 mil empregados. E o de serviços, cerca de 11 mil. Assim o comércio de bens e serviços, que em sua maior parte é representado pelo Sindcomércio CL, responde por aproximadamente 18 mil dos 23 mil postos de trabalho formal do município”, acrescenta. E fazendo jus ao posto de polo regional, o comércio de Lafaiete está se programando para oferecer muitas opções e novidades: “Sem dúvida, promoções, descontos e muita variedade de opções para os clientes de Lafaiete e da região irão marcar o Natal 2023 no comércio de Lafaiete”, conclui.
Presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira
O comércio de Lafaiete está se programando para oferecer muitas opções e novidades
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 05/10/2023 - 20:20