foto: prefeitura de Congonhas
A prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Educação, anunciou uma iniciativa inédita visando tornar as escolas mais inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto consiste na substituição das tradicionais sirenes e sinos escolares por sinais sonoros adequados às necessidades desses estudantes, visando poupar incômodos sensoriais e potenciais situações de pânico.
Estudos apontam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro autista apresentam hipersensibilidade, tornando-os mais suscetíveis a estímulos ambientais, incluindo o som. Compreendendo essa realidade, o Governo Municipal tomou a iniciativa de agir em conformidade com a Lei 2093/22, que exige a adaptação de ambientes educacionais para atender às necessidades específicas de alunos com TEA.
O secretário de Educação, Rodrigo Mendes, destacou a importância dessa ação ao afirmar: "Atendendo às exigências da Lei 2093/22, estamos realizando a troca de sinais sonoros nas escolas. O Governo sai à frente com essa ação que é uma estratégia que pode ser muito eficaz para apoiar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu ambiente de aprendizagem".
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 05/10/2023 - 11:20