Divulgação
Vereador quer mais segurança nos bancos
O vereador Sandro José voltou a cobrar a devida aplicação da Lei 5.581, de sua autoria, sancionada em janeiro de 2023. O instrumento legal tem por objetivo aumentar a segurança nos estabelecimentos bancários ao tornar obrigatória a manutenção de serviços de segurança privada, 24 horas por dia, em estabelecimentos bancários. Além disso, estipula critérios para considerar um ambiente seguro, incluindo a presença de vigilantes armados, alarmes conectados às autoridades de segurança pública ou à empresa de vigilância contratada, e sistemas de captação de imagens.
Vale ressaltar que a iniciativa para a criação desta lei foi motivada pela solicitação da Polícia Militar, devido às ocorrências frequentes de assaltos a bancos no interior de Minas Gerais: “A Lei 5.581 foi elaborada com o objetivo de combater a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos que frequentam estabelecimentos bancários, onde os caixas eletrônicos muitas vezes se tornam alvo de criminosos”, explica.
Segundo avalia, a segurança dos cidadãos é um direito fundamental e inalienável, protegido pela Constituição. No entanto, no Brasil, a sensação de segurança nem sempre é garantida, especialmente quando se trata de atividades diárias que envolvem transações financeiras: “Trabalhar o mês inteiro para conseguir sustentar sua família é a realidade da grande maioria dos brasileiros. Mas, quando estas pessoas precisam ir a estabelecimentos que possuem caixas eletrônicos para realizar movimentações financeiras, não há garantia de que sairão de lá com seu suado salário em mãos. Isso precisa ser mudado e vejo, na aplicação da lei, um caminho viável”, finaliza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 04/10/2023 - 08:52