Foto: Arquivo Jornal CORREIO
A Polícia Militar de Ouro Branco registrou uma ocorrência de golpe do “falso boleto”, na terça-feira, dia 19. Segundo informações, após ser realizado o pagamento de um boleto de cobrança para uma empresa prestadora de serviços, foi verificada adulterações. No documento, constava apenas o nome da instituição bancária, sem mais dados, como o número da agência ou conta.
Nesse tipo de prática criminosa, o golpista manipula cópias de documentos de cobranças para receber indevidamente os pagamentos por parte das vítimas que, acreditando serem documentos verdadeiros, acabam sendo alvos fáceis desses criminosos.
Como medida de segurança, a PM orienta que é preciso atentar-se para os dados. É importante confirmar se as informações constantes no boleto são realmente compatíveis com os dados do fornecedor e se os valores que foi acordado em negociação estão corretos. Caso não estejam de acordo, o indicado é não concluir a operação, entrando em contato com a empresa para maiores esclarecimentos. Além disso, sempre que for realizar a emissão de um boleto por site ou mesmo telefone, tenha atenção em verificar se realmente está em um canal oficial do fornecedor.
Outro ponto importante é ter conhecimento de que o valor do boleto aparece em dois lugares: no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Desconfie se os números não baterem, provavelmente se trata de um boleto falso. Caso for vítima desse tipo de estelionato, o recomendável é a comunicação do fato ao fornecedor e o registro de um Boletim de Ocorrência.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 20/09/2023 - 15:39