foto: Pedro Vilela
Com o apoio da prefeitura de Congonhas e o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas promove uma palestra gratuita sobre o "Acervo Chico Aniceto". O evento faz parte do projeto "Colonial Inédito" e acontecerá no Museu de Congonhas, na próxima quinta-feira, 21 de setembro, às 19h.
O "Colonial Inédito" é um projeto que inclui obras do arquivo de Francisco Solano Aniceto, mais conhecido como Chico Aniceto. Essas obras estão sob a curadoria do Núcleo de Acervos da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para aprofundar o conhecimento sobre essas peças únicas, dois especialistas da UEMG, o musicólogo e professor Domingos Sávio Lins Brandão e a pesquisadora e mestranda Daniela de Mesquita Lindnau, irão ministrar a palestra.
Segundo a assessoria de imprensa do Coral, o repertório da Música Colonial Mineira é envolto em mistério, com poucas partituras conhecidas e difundidas, enquanto milhares ainda aguardam ser estudadas e disponibilizadas. O Coral Cidade dos Profetas de Congonhas está se aventurando nesse campo de pesquisa, buscando trazer de volta à vida musical de Minas Gerais esse patrimônio imaterial por meio de oficinas, ensaios e concertos.
Além da palestra do dia 21, outra oportunidade de apreciar esse rico repertório será oferecida no dia 28 de setembro, também de forma gratuita e aberta ao público. O Coral Cidade dos Profetas apresentará algumas composições desse acervo em um ensaio geral aberto, que acontecerá no Centro Cultural da Romaria, às 19h. As composições incluem a Missa de Suassuhy, Tota Pulchra e Hino de Santa Cecília, todas de compositores não identificados.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 20/09/2023 - 11:20