Foto: divulgação
No dia de hoje, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) celebra seu trigésimo aniversário desde a sua inauguração, em 18 de setembro de 1993, em uma solenidade marcante realizada no Teatro Municipal Placidina de Queiroz. Fundada pelo saudoso Prof. Alberto Libânio Rodrigues e com a presença da Profa. Avelina Maria Noronha de Almeida, a instituição iniciou suas atividades com um grupo inicial de 100 membros, constituindo-se como um farol de cultura e conhecimento no município.
Ao longo de suas três décadas de existência, a ACLCL conquistou uma série de realizações significativas que contribuíram para a promoção das letras, cultura e artes. Entre suas principais realizações destacam-se:
Exposições de arte e fotografia:
A ACLCL promoveu diversas exposições de artistas locais, proporcionando um espaço para que talentos da região pudessem exibir suas obras e contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade.
Mostras Científicas:
A instituição organizou mostras científicas e encontros acadêmicos que estimularam a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento entre seus membros e a comunidade local.
Atividades durante a pandemia:
Durante os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, as atividade foram adaptadas ao ambiente virtual e organizados numerosos encontros na esfera científica, abordando inclusive aspectos relacionados à própria doença. Isso demonstrou a resiliência e o compromisso da instituição com a difusão do conhecimento mesmo em tempos difíceis.
Reestruturação e fortalecimento:
A ACLCL passou por reestruturações ao longo dos anos, alinhando-se aos modelos estabelecidos pela Academia Francesa e pela Academia Brasileira de Letras. Essa adaptação permitiu que a instituição fortalecesse sua missão de promover as letras, a cultura e as artes de Conselheiro Lafayette.
O impacto positivo na vida da comunidade reflete-se não apenas em suas atividades culturais e acadêmicas, mas também no espírito de amizade e colaboração que caracteriza seus membros, chamados de "confrades" e "confreiras." A instituição serve como um farol de cultura, inspiração e aprendizado para todos os habitantes da cidade, disse o presidente, Moisés Mota.
Para celebrar seu 30º aniversário, foram planejados uma série de atividades ao longo do ano, incluindo mais "chuvas de poesias," exposições virtuais e o lançamento de uma série de selos especiais em parceria com os Correios e Telégrafos. Todas as atividades são abertas ao público, e a instituição convida a comunidade a participar e se beneficiar do rico ambiente cultural que oferece.
Para acompanhar as novidades e eventos, siga as redes sociais da instituição @aclclafayette e acesse as notícias em seu site oficial www.aclcl.org.br.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 18/09/2023 - 16:20