Reprodução Internet
O cineasta lafaietense, Diego Alexandre, está participando da mostra competitiva do 3º Sinédoque – Festival Nacional de Documentários Curtos. Ele está concorrendo com o documentário “Clara Esperança”, que traz um recorte pouco conhecido da vida de cantora mineira Clara Nunes (1942-1983). A produção conta a inspiradora história de sua irmã mais velha, a costureira Maria Gonçalves.
Dona Mariquita, como era mais conhecida, lutou durante décadas pela preservação da memória da cantora através da fundação da creche e do memorial que levam o seu nome. As duas instituições estão localizadas na cidade mineira de Caetanópolis, terra natal de Clara.
A ideia de produzir o documentário surgiu quando Diego Alexandre ainda cursava Comunicação Social na Universidade Federal de São João del-Rei e foi selecionado como bolsista para desenvolver atividades no Memorial Clara Nunes. Em Caetanópolis, Diego teve contato com todo o acervo da cantora e conheceu alguns de seus familiares e amigos de infância. Ao tomar conhecimento do trabalho sociocultural desenvolvido por dona Mariquita, decidiu documentá-lo e divulgá-lo para todo o país.
As filmagens foram realizadas em 2016, mas apenas durante a pandemia o cineasta conseguiu organizar todo o material bruto e se dedicar à montagem e finalização do documentário, que conta com outros profissionais lafaietenses na equipe: Rodrigo Meireles foi um dos responsáveis pela captação das imagens, Joffre Faria Silva se juntou ao projeto como produtor associado, já a trilha sonora foi produzida por Márcio Zaum e composta por Wilson Ribeiro e Fred Santos, da banda Carpiah.
O filme pode ser assistido gratuitamente até o dia 24, no site Porta Curtas, e está concorrendo ao prêmio do Júri Popular. Para votar, é só acessar o link abaixo e clicar nas estrelinhas. O voto é confirmado através da mensagem “Voto computado com sucesso!” Clique no link e vote: https://portacurtas.org.br//filme/?name=clara_esperanca
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 17/09/2023 - 17:46