Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Conselheiro Lafaiete celebra 233 anos de emancipação política na terça-feira, dia 19. Para celebrar a data, a prefeitura municipal preparou uma programação especial, com shows, exposições, encontro de bandas, inauguração, homenagens e muito mais.
Os três primeiros eventos serão realizados na praça Tiradentes. Neste sábado, dia 16, às 19h, acontece o show gospel "Celebrai", com a participação de Eli Soares. Já no domingo, 17, a partir das 8h, o espaço será palco do 39º Encontro de Bandas. O evento promete trazer música e cultura para a cidade.
Na segunda-feira, dia 18, será a vez do grupo "Conexão Jovem" se apresentar, às 19h. Na terça-feira, 19, data oficial da emancipação, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal e exposição.
As comemorações não param por aí. Na sexta-feira, 22, às 17h, na Avenida Telésforo Cândido de Resende, a prefeitura inaugura o "Monumento da Terra Brotam Coisas". Dando sequência a programação, nos dias 22, 23 e 24, o "III Moliete - Mostra Literária" promete enriquecer a cultura local, no Solar Barão de Suaçuí. No Teatro Municipal, no dia 23, às 19h30, o "Nawar Belle Dance Festival" trará a dança para o centro das atenções. No sábado, 30, às 19h, o "Encontro de Serestas" promete encerrar as comemorações com muita música e romantismo.
Feriado
Ao contrário o que se observa em outras cidades da região e do país, de forma mais geral, a data não é mais considerada um feriado municipal. De acordo com o secretário de Cultura, Geraldo Lafaiete, essa realidade foi alterada em 1995, ano em que entrou em vigor a Lei Federal 9093. “O texto limita a quantidade de feriados municipais decretados pelo próprio município, assim como os feriados religiosos nacionais. Desde então, 19 de setembro deixou de ser feriado”, detalha.
Até então, o município já tinha como feriado religioso o dia 08 de dezembro (Dia da Padroeira) e poderia, ainda por lei, decretar mais um. Com a elevação do Santuário do Sagrado Coração de Jesus à Basílica em 2003, o dia da Entronização dos Corações de Jesus e Maria também foi definido como feriado religioso da cidade, a contar de 2004. “Não foi a troca de um pelo outro. Segundo a lei, 19 de setembro poderá, em algum momento, ser feriado, caso seja início ou término de um ano que feche um centenário”, acrescenta.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 16/09/2023 - 10:25