foto: iStock - serra do Pires
A cidade de Congonhas se prepara para receber a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural do estado, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC). O evento, que acontecerá no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 8h, terá como destaque a "Caminhada cultural Pires/Barnabé", percorrendo um trecho histórico e natural descrito pelo renomado naturalista francês August Saint-Hilaire no Século XIX.
Com uma distância de aproximadamente 2km, a caminhada se inicia no sopé da Serra do bairro Pires e segue até o cruzeiro do bairro Barnabé. Esse trajeto é parte do caminho centenário que foi percorrido por tropeiros e viajantes estrangeiros nos séculos passados. August Saint-Hilaire, em particular, deixou registros claros das características da região entre as comunidades do Pires e Barnabé, áreas que desempenharam um papel importante no ciclo do ouro como parte da Estrada Real, ligando Belo Vale e Ouro Preto, antiga Vila Rica.
Além do valor histórico, a região se destaca por sua fauna e flora raras, oferecendo um panorama deslumbrante de Congonhas. A Basílica do Bom Jesus, por exemplo, pode ser vista a partir deste ponto. A organização do evento é uma colaboração entre a Diretoria de Patrimônio Histórico/Seplag, o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).
Esta jornada é uma oportunidade única para os participantes mergulharem na rica história e beleza natural de Congonhas, enquanto celebram e preservam o patrimônio cultural da região.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 14/09/2023 - 10:20