foto: prefeitura de Congonhas
Dez anos depois, a prefeitura de Congonhas tomou a iniciativa de limpar as 12 estátuas dos profetas instaladas no Santuário Basílica de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Essa ação visa proporcionar melhores experiências aos visitantes que frequentam a cidade histórica ao longo do ano, especialmente durante o Jubileu, um dos momentos mais significativos das visitações e da fé católica na região.
As 12 estátuas dos profetas foram esculpidas por Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, considerado o patrono das artes do Brasil. O conjunto barroco da Basílica conferiu a Congonhas o título de "Imagem de Minas Gerais", e as romarias relacionadas ao Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos também renderam à cidade o título de "Capital da Fé de Minas Gerais".
A limpeza das estátuas dos profetas resultou na remoção de líquens e fungos, restaurando a nitidez das imagens. Esse processo foi realizado com técnicas especializadas para garantir a preservação dos monumentos históricos. Todo o trabalho foi autorizado e supervisionado por técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Os visitantes e residentes locais que desejarem registrar e compartilhar fotos das estátuas limpas podem marcar a Prefeitura, e a equipe da Assessoria de Comunicação Institucional repostará as imagens nos stories do Instagram.
O Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que tem como data consagrada o dia 14 de setembro, começou em 2023 no dia 7 e se estenderá até o dia 20 de setembro, com toda a infraestrutura preparada para receber os fiéis. A programação completa está disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura de Congonhas (@prefeituradecongonhas no Instagram, www.congonhas.mg.gov.br no site e Prefeitura de Congonhas – MG no Facebook), onde também podem ser encontradas notícias institucionais e cobertura do Jubileu.
Texto e foto: Daniel Palazzi – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 12/09/2023 - 09:20