Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 15° Agora: 28° Quarta, 25 de Setembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,474 Euro agora: R$ 6,131
Comunidade


Vilininha: o encanto infinito da cultura de Avelina Noronha em versão infantil

Personagem será a mascote do CEI Professora Avelina Maria Noronha de Almeida e eternizará legado da poetisa lafaietense



Arte: Beatriz Campos Goddi

 

Em Lafaiete, uma rica herança cultural ganha vida por meio da criação da adorável "Vilininha". Inspirada na poetisa, historiadora e membro da Academia de Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), Avelina Maria Noronha de Almeida, essa personagem cheia de encanto e significado chega para conquistar os corações das crianças e reavivar um legado cultural. Uma das ideias é que ela seja a mascote do CEI – Centro de Educação Infantil “Professora Avelina Maria Noronha de Almeida” – e creche l de Conselheiro Lafaiete que, juntas, atendem e educam cerca de 650 crianças.

Vilininha é retratada como uma figura cativante em estilo cartoon e anime. A personagem ganha vida pelas mãos habilidosas de Beatriz Campos Goddi – Giz -, mineira de São João del-Rei, que recentemente se mudou para Portugal. Bea aceitou o desafio de dar formas à “menina Avelina Noronha”. Para isso, buscou leitura de suas poesias e ouviu relatos sobre a doce e instigante poeta. Essa jornada criativa permitiu que Vilininha fosse uma representação autêntica e tocante de Avelina Noronha em sua infância, quando foi fotografada em 1937, aos três anos de idade.

Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Avelina Maria Noronha de Almeida, Malvina Siqueira entende a importância da personagem Vilininha como um elo entre passado e presente, entre cultura e aprendizado. Em entrevista ao Jornal CORREIO, ela conta que a mascote não apenas ilustra o nome da escola, mas também incorpora a história da homenageada Avelina Noronha. Essa conexão entre a história e a imaginação pode se tornar um importante alicerce para o ambiente educacional e acolhedor que a escola busca proporcionar.

“A mascote Vilininha é, de fato, inspiradora. Ela será o elo entre professores e crianças nas atividades lúdicas, nos acompanhando em nossas festas e eventos, nas contações de histórias, nos jogos e nas brincadeiras. Através das Vilininha incentivaremos as crianças a cultivarem, desde bem cedo, o hábito da boa leitura e do amor pelo conhecimento. Também será peça importante nas campanhas de educação, onde exploraremos os temas como higiene, alimentação, respeito pela natureza, convivência social e familiar e muitos outros”, pontua.

Quem também tem acompanhado o processo de criação de Vilininha de perto é Antônio Noronha de Almeida – um dos nove filhos de Avelina. Para Toninho, a mascote é um tributo tocante à sua mãe e ao legado que ela deixou. “O propósito maior da personagem é que ela seja musa inspiradora para as crianças. Outra ideia é que, por meio de curtas tirinhas, a Vili­nhi­nha transmita conhecimentos di­ver­sos, poesias, dicas, campanhas educativas etc... Acredito que em 2024 a Vilininha desfilará na avenida no dia 7 de Setembro, como Dona Avelina fazia...”, adianta.

Siga Beatriz Campos Goddi(Bea Goddi) através do instagram: @b.giz.art

Dona Avelina Noronha

Mascote Vilininha

Beatriz Campos




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 09/09/2023 - 18:20


Comente esta Notícia