Foto: Reprodução Internet
Morreu nesta segunda-feira, dia 4, em Belo Horizonte, o médico lafaietense, Ennio Leão. Pediatra de renome nacional, Ennio era membro da Academia Brasileira de Pediatria.
Ennio nasceu em Conselheiro Lafaiete, no ano de 1931. Em 1955, formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se especializou em pediatria no Hospital São Vicente em 1956.
Teve participação ativa na clínica pediátrica. Defendeu um diagnóstico diferenciado para a icterícia neonatal e foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto. Mostrou a possibilidade do tratamento ambulatorial da desnutrição, numa época em que o diagnóstico da doença implicava no tratamento hospitalar.
Era professor emérito de pediatria da UFMG. Mesmo aposentado, continuou no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas, como voluntário.
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete lamentou a morte do médico, em nota de pesar. “ Ennio contribuiu para a pediatria brasileira na publicação científica, livros e na área de nutrição infantil. Pessoa muito simples e humana. Que em suas memórias, amigos e familiares, encontrem conforto e saibam que sua presença será sempre lembrada e admirada", conclui a nota da administração.
Velório
O corpo do pediatra será velado nesta terça-feira, dia 5, das 8h às 10h30, no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 04/09/2023 - 16:30