Imagem de Hasan Albari / Pexels
A tecnologia está cada vez mais avançada. Por isso, falaremos neste texto como a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online.
A Inteligência Artificial tem a capacidade de realizar atividades no lugar de uma pessoa. Por este motivo, é essencial estarmos atentos a todas as inovações para sabermos em que podemos trazer esta tecnologia para ajudar em seu negócio online.
Com o avanço e crescimento, principalmente, do e-commerce no Brasil, este segmento está cada vez mais procurando por soluções que tragam destaque para o seu negócio diante da concorrência.
Uma das formas do empreendedor digital agregar ao seu negócio é a aplicação de tecnologias como, por exemplo, a IA, que tem grande possibilidade de proporcionar um diferencial no momento da compra, trazendo mais conversão para a loja virtual.
Quando pensamos em como a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online, independente de qual seja, existem diversas situações que vão desde o atendimento ao cliente até a fazer o controle do estoque.
Além disso, com o auxílio desta tecnologia, você conseguirá fazer a identificação de como é o comportamento de seus clientes. Com estas informações, ficará mais fácil oferecer ou recomendar produtos que fazem parte do interesse deste público que acessa a sua loja.
Como aplicar a Inteligência Artificial no negócio online?
É impressionante como a experiência do usuário em um negócio online melhora quando ele tem aplicadas a IA. Uma das vantagens disso é a satisfação do cliente na plataforma, fazendo com a probabilidade de fidelização seja maior.
Claro, que não é só para uma loja virtual que a IA pode ser aplicada. Diversos setores como, por exemplo, financeiro e da saúde, já implementaram várias ferramentas.
Saiba o que é possível fazer para que a Inteligência Artificial ajude em seu negócio online:
1 – Chatbot
Este é o primeiro item da lista porque as pessoas que estão na internet gostam de interação e, muitas vezes, a empresa não tem uma pessoa 24 por dia e sete dias da semana à disposição para ficar no atendimento do chat do site da empresa, por exemplo.
Por este motivo, implementar o chatbot, que é um programa de computador que consegue fazer a simulação de uma conversa humana, trará diversos benefícios ao negócio online.
Claro, que são conversas pré-programadas, mas os robôs conseguem fazer a identificação do cliente através de dados como telefone e e-mail, trazendo mais proximidade e melhorando a experiência do consumidor na plataforma.
É essencial que, depois de implementado, sejam feitos testes de todos os estilos para ver se o funcionamento do chatbot está de acordo com o esperado, atendendo todas as necessidades, principalmente, dos clientes que terão contato com a tecnologia.
2 – Assistente
Com esta ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial é possível realizar a marcação de compromissos, reuniões, dentre outros assuntos que o usuário gostaria que estivesse na agenda. Uma destas tecnologias bem conhecidas é a Siri, da Apple, que por comando de voz executa diversas tarefas.
Em uma empresa, a assistente pode ajudar um departamento a organizar processos e documentações, por exemplo.
3 – Auxiliar na logística
Outra forma que a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online é na logística, controle de estoque e detalhamento dos pedidos, dentre outros, como:
Com as análises feitas pelos robôs, é possível olhar o histórico de vendas e gerar outros relatórios que poderão ajudar a fazer uma previsão de vendas no futuro;
Melhora na rota de entrega, otimizando o tempo e trazendo mais eficiência para este setor da empresa.
4 – Tarefas repetitivas
Nem sempre todas as empresas têm um quadro de funcionários grande. Por isso, quanto mais for otimizado, dependendo do setor, será melhor ainda para o negócio online porque os seus funcionários poderão ficar focados em outras entregas, agregando ainda mais para a empresa.
5 – Campanhas mais assertivas
O principal objetivo de uma campanha de marketing é trazer resultados para a empresa, não é mesmo? Por isso, é importante ser o mais assertivo possível. Com a coleta de dados feita pela IA, a empresa poderá ter insights diferenciados que poderão impactar o consumidor de uma forma que não terá como o cliente não comprar na plataforma, se o seu negócio online for um e-commerce.
Você já tem a Inteligência Artificial implementada no seu negócio online? Conte para a gente nos comentários qual dessas você já utiliza. E, se não tem nenhuma, qual delas seria mais funcional na sua empresa.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 24/08/2023 - 19:26