Foto: Polícia Militar
A Polícia Militar de Minas Gerais possui em seu portfólio de serviços a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). A patrulha está presente em mais de 130 municípios mineiros. Junto aos outros órgãos da rede de enfrentamento, oferece um ciclo completo de atendimento.
A PPVD consiste em guarnição qualificada e treinada, composta por uma policial feminina e um policial , que prestam serviço de proteção à vítima, garantindo o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O objetivo é garantir, que ela receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida a cada caso, além de atuaram na dissuasão do agressor, incidindo na quebra do ciclo da violência.
Nos municípios que, atualmente, ainda não são atendidos pelo serviço PPVD, as ocorrências são, preferencialmente, atendidas por policiais do sexo feminino. Inicialmente, a vítima recebe o atendimento dos policiais militares do patrulhamento de área que têm contato no momento dos fatos, chamado de primeira resposta.
Em seguida, numa segunda resposta, após análise das ocorrências de maior gravidade e com histórico de reincidências, uma equipe de prevenção à violência doméstica entra em contato com a vítima para apresentá-la ao programa. Verifica-se então, se é do interesse dela ser acompanhada pela PM e propiciar a quebra do ciclo da violência. De janeiro a junho deste ano, 29.204 atendimentos foram registrados pelas Patrulhas de Prevenção em Minas. Em 2022, foram cerca de 53.850 atendimentos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 08/08/2023 - 15:38