Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Montanhas de fé, montanhas de história: começa dia 1º de agosto o 237º Jubileu do Bacalhau de Piranga



Fotos: José Geraldo / Weberth Oliveira


 

Toma de Minas a estrada, a MG-482, essa que nos leva a Viçosa a partir de Lafaiete, e ao chegar em Piranga atravesse essa cidade colonial em direção ao distrito de Santo Antônio do Pirapetinga ,popular Bacalhau, a 12 km. Vá render graças ao Senhor Bom Jesus em seu Jubileu.

De 1º a 15 de agosto, fiéis de toda Minas Gerais irão visitar o santuário  do Bom Jesus de Bacalhau,no distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, em Piranga,numa impressionante manifestação de fé. Lá deixam seus ex-votos na centenária sala dos milagres, onde (a exemplo de Congonhas) fiéis  depositam seus símbolos por graças alcançadas num ritual que se reveza a 237 anos. Durante os dias de jubileu, a tradicional festa tem missas várias vezes ao dia, com o encerramento da festa, dia 15, em solene concelebração no adro da igreja.

Uma das mais belas igrejas de Minas, segundo o professor Ângelo Osvaldo de A. Santos, autoridade máxima em assuntos relativos a nosso patrimônio cultural, hoje prefeito de Ouro Preto, que a canta sempre em prosas e louvores. O belíssimo templo da tradição católica é único em sua arte arquitetônica (exemplar construção religiosa do Alto Vale do Piranga, segundo a pesquisadora Selma Miranda, do IEPHA, Revista Barroco, BH, 1998). O Santuário do Bacalhau lembra, como as demais igrejas de Piranga, a arquitetura einxamel do sul alemão. No interior da igreja, as pinturas da Escola de Atayde e as imagens de mestres locais oitocentistas como Mestre Piranga entorpecerão o visitante amante de nossa arte sacra tri centenária. O templo é tombado a nível federal e a Romaria ao seu entorno é protegida pela legislação estadual a cargo do IEPHA/MG.

No ápice das celebrações, no dia 15 de agosto, uma caminhada tradicional sai na madrugada da cidade de Piranga e das imediações de Catas Altas da Noruega, pelos antigos caminhos de tropeiros empreende-se tradicional cavalgada que vai passar pela Cotia, região da Batalha dos Emboadas como numa cena teatral a relembrar esse episódio de nossa história rica. Os fiéis que viajam de longe para a festa, vão tomar ladeira acima, contritos, a deixar suas homenagens e graças ao Senhor do Bom Jesus. Na sala do ex-votos uma imagem atribuída a Mestre Piranga é a grande atração de arte sacra do templo, objeto da Romaria. Naquele local, graças alcançadas são percebidas pelos objetos ali deixados através dos anos. Católicos ou não, os visitantes são naturalmente tomados pela emoção por tão singular manifestação.

A origem do lugar remonta a princípios do século XVIII, e o nome se dá em homenagem a José Bacalhau, o primeiro habitante. Um distrito de 500 moradores que mantém muito o charme e registros de sua história antiga como nas casas, igrejas do Bom Jesus e de Santo Antônio. Ali perto, na Fazenda Cotia, em 1708, registrou-se uma das mais ferozes batalhas da guerra dos Emboabas entre paulistas e estrangeiros em disputa de nosso ouro que nessa região se fazia já abundante. Partindo desse arraial suba em direção à Mariana (35 km) e irá passar pelo distrito piranguense de Pinheiros Altos (que no alvorecer de nossa era dourada estava cogitado para ser a primeira capital das Minas Gerais. Toma de Minas a estrada para conhecê-la em sua versão rural mais inédita, esquecida nessas montanhas, de fé e história.

 Por José Geraldo

 Agente cultural em Santana e amante das histórias e encantos do Alto Vale do Piranga.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 28/07/2023 - 15:40


Comente esta Notícia