O litoral nordestino é conhecido pelas suas praias paradisíacas e intenso movimento turístico. Embora o local seja convidativo principalmente no verão e em épocas mais quentes do ano, a baixa temporada garante privacidade, tranquilidade e possibilidade de explorar ainda mais o local. Além disso, viajar em épocas menos convencionais permite vivenciar a autenticidade da cultura local e desfrutar de suas tradicionalidades.
A alta temporada de um destino é definida conforme a procura pela localização ao longo do ano. Para o litoral nordestino, os meses de calor e férias escolares são os que mais atraem turistas; sendo assim, épocas como outono e inverno tendem a atrair menos visitantes para a região.
Entre as vantagens de viajar em meses menos movimentados, o principal benefício é o aproveitamento pleno do destino. No caso das praias nordestinas, suas paisagens paradisíacas são verdadeiros atrativos da região, e um litoral com menor fluxo de turistas assegura que essas vistas deslumbrantes possam ser apreciadas em todo seu potencial.
O mesmo vale para quem deseja fazer turismo por pontos mais badalados ou muito fotografados. Esses destinos tendem a sofrerem redução de público nessa época do ano, por isso as fotos da viagem tornam-se melhores. Além disso, restaurantes, passeios de barco, mergulho e demais atividades que demandam reservas são facilmente acessados.
No verão, os valores de hospedagens, passagens aéreas e serviços oferecidos na região tendem a ser mais caros, devido à alta procura turística. Na baixa temporada, os custos são reduzidos, por conta da baixa procura, sendo comum encontrar hospedagens e passagens a valores promocionais no inverno.
Na hora do planejamento do destino, a melhor escolha é optar por passeios e destinos além do convencional. É comum que o turismo no Nordeste tenha como foco as praias e o banho de sol, mas a região é composta por diversas outras atrações e possibilidades, como passeios de barco, trilhas e esportes radicais. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer e desfrutar da gastronomia local.
Na baixa temporada, os vilarejos turísticos tendem a receber menos pessoas. Por isso, é uma ótima oportunidade para conhecer esses locais ou desfrutar de passeios históricos e tradicionais. A vila de pescadores de Trancoso, no distrito de Porto Seguro, na Bahia, é um dos destinos que contam com paisagens exuberantes e cultura local pulsante.
Apesar de a temperatura reduzir no inverno, alguns destinos do litoral nordestino sofrem menos impacto com a mudança de temperatura. Entre eles, está Porto de Galinhas, localizado a apenas 52 km do aeroporto de Recife; o local é uma ótima opção para fugir do clima frio e desfrutar das águas cristalinas e piscinas naturais.
Por fim, optar por viajar para o litoral nordestino em épocas menos convencionais garante economia, vivência intensa da cultura local, além da tranquilidade de praias e demais destinos turísticos menos movimentados.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 27/07/2023 - 19:20