Reprodução Internet
Faleceu nesta quarta-feira, dia 26, o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, aos 81 anos.Dom Geraldo viajou para Altamira,no Pará, para pregar um retiro, no domingo, dia 23, e, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto se tentava transferência para Vitória, no Espírito Santo, mas sofreu uma parada cardiorespiratória e morreu nesta madrugada.
Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa, na Praia do Canto, e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.
Foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre liturgia.
A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo, que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história.
O velório teve início hoje às 6h, e neste momento é celebrada uma emocionante uma missa de corpo presente em memória do prelado falecido na Catedral de Altamira.
Após a celebração, o corpo de Dom Geraldo será transladado para a cidade de Vitória, Espírito Santo, onde ocorrerão as últimas cerimônias fúnebres.
Trajetória
Dom Geraldo era o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Nasceu em Fundão (ES), aos 14 de março de 1942, seus irmãos: Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano. Foi batizado aos 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi. Iniciou os estudos em sua terra natal, no então Grupo Escolar Ernesto Nascimento, onde fez o curso primário.
Iniciou o primário no Grupo Escolar Ernesto Nascimento em Fundão (ES). Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES), em 1954, onde realizou o Curso Colegial, tendo sido aluno do Colégio Salesiano.
Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco – São João del Rei (MG).
Em 1963 seguiu para Roma, onde se tornou mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, ainda cursou Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana e Especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.
Em 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES).
Informações: VaticanNews
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 26/07/2023 - 08:15