Nessa segunda-feira (24), um grupo de 48 alunos de Congonhas deu início a um curso de qualificação profissional em calcetaria, promovido pela prefeitura. O curso, ministrado no Centro de Educação Tecnológica (CET), é inteiramente gratuito e visa formar profissionais capacitados para atuar em obras de pavimentação no município.
As vagas, somando um total de 100, foram divididas em quatro turmas, que participarão de atividades teóricas e práticas. As duas primeiras turmas concluirão o curso em 21 de agosto, enquanto as duas últimas terão início em 22 de agosto e previsão de término em 19 de setembro.
Cada aluno terá direito a um benefício financeiro no valor de R$750,00, concedido ao final do curso como ajuda de custo, de acordo com o Programa Social Bolsa Aprendizagem Profissional. Para receber esse benefício, os estudantes devem alcançar uma frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. Além disso, os alunos receberão certificados reconhecidos em todo o território nacional.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito Cláudio Antônio de Souza, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Libertad Lamarque, e de representantes do legislativo municipal, que acolheram calorosamente os alunos.
O prefeito destacou a importância do uso de blocos intertravados no calçamento das cidades, uma prática global cada vez mais necessária devido às mudanças climáticas. Ele ressaltou que Congonhas é a única cidade que preserva a Estrada Real através desse tipo de calçamento e acredita que o exemplo incentivará municípios vizinhos a seguirem o mesmo caminho, tornando-se ecologicamente sustentáveis.
Libertad Lamarque, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, enfatizou a relevância do curso em empoderar as pessoas que, por diversos motivos, não tiveram oportunidades de estudo ou emprego anteriormente. A certificação nacional possibilitará que os alunos estejam aptos a buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
As inscrições para as duas últimas turmas ainda estão abertas, e os interessados podem realizar o processo de forma presencial na secretaria do CET, localizada na Rua Dom Pedro I, nº 35. Para participar, é necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência recente, histórico escolar da conclusão do ensino fundamental 1 (5ª série), dados bancários para recebimento do benefício e, no caso de pessoas com deficiência, cópia do laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência.
Essa é uma oportunidade valiosa para os cidadãos de Congonhas e arredores que buscam se capacitar profissionalmente e se inserir no mercado de trabalho. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3731-3305.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/07/2023 - 12:20