Um dos incêndios combatidos pelos bombeiros poderia atingir um horto florestal
Basta ver o tempo mais seco que o lafaietense reacende um hábito criminoso, que causa danos à saúde e ao meio ambiente - podendo até ser punido com a prisão do infrator. Sem fugir à regra, Lafaiete tem enfrentado, nos últimos meses, um número alarmante de casos de incêndios em áreas urbanas. De acordo com o comandante da Cia dos Bombeiros, tenente Daniel Luiz Rodrigues Guimarães, entre março e junho, foram feitas 31 chamadas para combater incêndios em lotes vagos dentro da área urbana do município: "Foram seis em março, dois em abril, nove em maio e, absurdamente, 14 em junho. É preocupante observar que, quanto mais seco está o clima, mais a população adota essa prática perigosa de 'limpar ' seus terrenos com fogo".
Os incêndios em vegetação são mais comuns em épocas de estiagem, quando a vegetação está mais seca e propensa a se inflamar rapidamente. Durante os meses de chuva, como janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, a umidade nas folhas dos vegetais impede que esses incêndios ocorram naturalmente. No entanto, nos últimos meses, o número de chamadas para combater incêndios em lotes vagos tem aumentado consideravelmente. Os bairros mais afetados pelas queimadas são Santa Matilde, Carijós, Queluz, Expedicionário e Arcádia: "No lugar de “limpar” seu lote com fogo, seja um bom ser humano, não tenha preguiça e faça a roçagem de sua terra. Essa alternativa é mais saudável para todos, incluindo o próprio proprietário do terreno", completou.
Vale ressaltar que a prática de queimadas urbanas é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, que em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, “que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora”. A pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Até o fechamento desta matéria, já havíamos recebido outros focos de queimada na cidade, o que revela que os responsáveis precisam ser punidos.
Denuncie
O Corpo de Bombeiros ressalta que qualquer cidadão que testemunhar alguém incendiando qualquer local deve ligar para o órgão competente responsável pela coibição de crimes, a Polícia Militar, no número 190. Além disso, é essencial comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193, para que a equipe possa agir para extinguir o incêndio e garantir a segurança de todos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 23/07/2023 - 13:20