Foto: Divulgação
Desde que iniciou sua primeira viagem em janeiro de 2001, pelas ondas da Congonhas FM 91.3 o Trem de Histórias carrega em seus vagões contos de tradição oral, histórias contemporâneas, músicas de nosso folclore e muita alegria. Nesses 22 anos de trilhos esse projeto cultural, criado e coordenado pelo jornalista e produtor cultural Pedro Cordeiro, vem se transformando ao longo do trajeto.
O programa de rádio foi o início dessa viagem cultural. Todos os sábados, às 16h, esse lúdico transporte chega carregado de histórias, músicas e curiosidades que transformam o ouvinte em passageiro nessa aventura. Milhares de histórias já foram apresentadas e até hoje o trem continua pelas ondas radiofônicas.
Depois da rádio o trem não parou mais. Há exatos 20 anos, em julho de 2003, surgiu o espetáculo Trem de Histórias, no IV FACE ( Festival de Artes Cênicas) de Conselheiro Lafaiete. Histórias e músicas do folclore mineiro são conduzidas pela dupla Didi Moura e Pedro Cordeiro e ainda hoje diverte as pessoas por onde passa.
Em 2009 outros narradores de histórias e músicos se juntaram ao grupo e o Trem de Histórias continuou sua jornada. Os artistas Regina Bahia, Luciomar de Jesus, Greiciane Neto, Carmem Célia, Dirce Elaine e Luiza Castelani ajudaram o trem a levar ainda mais poesia e alegria por onde se apresentou.
Pandemia e novos trilhos
Com a chegada da pandemia da Covid-19, o Trem de Histórias se desdobrou para percebeu que seu papel vai além da preservação da memória e da cultura e assumiu o seu poder de levar alegria e esperança de cura para as pessoas naquele momento difícil de nossas vidas. De março a julho de 2020, todos as tardes, Pedro Cordeiro apresentou uma história dentro do popular Participovo da Congonhas FM 91.3 para descontrair as pessoas.
Também em 2020 o Trem de Histórias iniciou uma nova jornada criando no YouTube o canal Trem de Histórias, que conta com mais de 100 viagens culturais.
A pandemia impediu que o Trem de Histórias se apresentasse para comemorar seus os 20 anos, em 2021. Mas em 2022 o trem chegou com todo vapor. Foi lançado um livreto contando toda a trajetória e transformações do projeto ao longo dos anos. “As histórias só existem porque as pessoas registram e o projeto Trem de Histórias precisava ter esse registro especial. Agora nossa história está registrada para todos que desejarem conhecer” afirma o criador Pedro Cordeiro. Para comemorar junto com as pessoas o seu vigésimo aniversário surgiu o espetáculo TREM NA PRAÇA que foi apresentado em Congonhas na praça da Matriz, praça do Santuário do Bom Jesus, no coreto da praça Dom Oscar e no distrito de Alto Maranhão. Em Conselheiro Lafaiete o trem também fez parte da programação do XX FACE – Festival de Artes Cênicas e se apresentou na praça Barão de Queluz.
E as viagens continuam...
Em junho de 2023 o Trem de Histórias apresentou no Museu Padre Toledo, na cidade de Tiradentes, a sua versão original com a dupla Didi Moura e Pedro Cordeiro.
Na próxima quinta feira, dia 20 de julho, às 16h, na praça JK, centro de Congonhas, o Trem na Praça se apresenta na programação do 28 Festival de Inverno de Congonhas com novas histórias, músicas e muita diversão com Didi Moura, Dirce Elaine e Pedro Cordeiro. Todos estão convidados a embarcar nessa lúdica viagem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 17/07/2023 - 18:29