Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Conheça a história da charmosa, pacata e acolhedora Senhora dos Remédios



Fotos: José Geraldo e Secretaria Municipal de Cultura


Nome de origem portuguesa, com certeza, das terrinhas além-mar veio a padroeira, a Virgem dos Remédios. Certo é que Remédios, assim como as vizinhas Capela Nova, Rio Espera ou Santana dos Montes, viram surgir suas fazendas a partir do princípio do século XVIII na produção de alimentos para a região do ouro. Com registros de 1738 a charmosa, pacata e acolhedora cidadezinha colonial é a que se localiza mais ao norte do Alto Vale do Piranga, onde serpenteia nosso sagrado Rio Piranga.

Pedra Menina e o "mar verde": encanto e magia.

Remédios possui uma história edificada valiosíssima por suas antigas fazendas e suas capelas antigas. Vale destacar que sua matriz tem pinturas no teto atribuídas a Francisco Xavier Carneiro. Esse, principal aluno de Atayde, pintou com o seu mestre as igrejas de Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas. Em Remédios, Santana dos Montes e Itabirito, Francisco Xavier (casos únicos) pintou solo. É a mais rica expressão da pintura sacra, barroca nacional.

 

O patrimônio imaterial, por suas cores, tradições, fé e cultura é igualmente riquíssimo. Um dos poucos lugares de Minas Gerais, onde se celebra a imperial Cavalhada, (católica representação da luta entre mouros e cristãos da idade média). Festa do Rosário, Semana Santa, Festa da Padroeira, celebrações sagradas ou civis e cheias de entusiasmo e orgulho, ali se notam em forte e continua presença. No final de semana, sábado, 22 de julho, a cidade faz sua 43ª Festa do Carro de Boi, evento que se realiza dentro de sua também tradicional Exposição Agropecuária. Não deixe de experimentar o queijo da cidade e traga consigo as excelentes quitandas e doces, que em Senhora dos Remédios são feitas em profusão e qualidade.

Cavalhada no Palmital

Na volta, entre no povoado do Amargoso. Vá conhecer o marco da nascente do Rio Piranga, (que em Ponte Nova vai se chamar Rio Doce). Siga em frente alguns quilômetros e se hospede na histórica Fazenda do Amargoso (hoje Pousada Senhora dos Remédios). Desfrute do carinho e simpatia da proprietária Genoveva (Veva). Três quilômetros abaixo passem por uma singela capela e ande por uns 800 metros mais. Vais estar no cume de um dos montes mais belos de Minas. Referência bandeirista de final do século XVII de onde se avista um dos mais graciosos “mares de Minas”. A Pedra Menina valerá já por toda a aventura histórica. Não há como não ser tomado de um sentimento de realização espiritual nesse lugar de encantamentos. A Pedra Menina é magica por si só. Dela, se avista para além do “mar verde” a Capela Nova.

Fazenda do Amargoso (pousada Senhora dos Remédios)

Desça a montanha em direção à Capela Nova e pare no povoado de Palmital dos Carvalhos (um tipo de palmito, plantado no século XIX, na Fazenda do Amargoso ainda está lá, alto e frondoso). Se for em setembro, vai se encantar com a celebração da Cavalhada que agora acontece alí. Essa festa entrou em extinção no estado, sendo raros os lugares onde ela se verifica como Amarantina (Ouro Preto) e em Remédios. Reminiscência de Quilombos, sítios arqueológicos relatando a presença indígena.... essa região é farta em notícias da história, da origem e formação de nossas Minas. Isso valerá outras expedições.

 

Por José Geraldo

Agente cultural em Santana dos Montes e amante das histórias e encantos do Alto Vale do Piranga

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 14/07/2023 - 16:41


Comente esta Notícia